distance learning

A formação na área de Ensino à Distância (EaD), tendo em conta a adaptação ao ensino misto (com momentos presenciais e a distância) que a realidade exige, é o mote da nova edição de inovação pedagógica da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). Esta nova edição vai ocorrer de 21 a 29 de setembro, online e presencial, no Campus de Palmarejo.

A formação em Ensino à Distância tem uma duração de 30 horas e destina-se a todos docentes da Uni-CV que desejam desenvolver atividades pedagógicas com recurso às TIC, tendo por base o Moodle como LMS de eleição, assim como outras ferramentas auxiliares de produção/apresentação de conteúdos.

Entre os temas das várias formações/sessões incluídas na formação, estão a configuração de pautas, Bigbluebotton, a criação e configuração teste, MS Teams/Stream/Forms, introdução ao Office 365 e à plataforma Moodle.

O programa de capacitação dos docentes da Uni-CV envolverá três grandes domínios de competências a saber: i) domínio tecnológico, cujo objetivo é fornecer uma orientação para o uso adequado das TIC; ii) domínio pedagógico, que tem como objetivo a aplicação de ferramentas TIC no processo de ensino e aprendizagem, tendo como base os conhecimentos essenciais de didática e pedagogia nomeadamente nas metodologias de ensino para a modalidade à distância; no processo de avaliação das aprendizagens; na produção de conteúdos pedagógicos; na organização curricular e planificação didática; na coordenação interdisciplinar e supervisão pedagógica entre outras, e iii) domínio relacional/comunicacional, que visa essencialmente o uso adequado dos formalismos linguísticos e das técnicas de comunicação em contexto de ensino/aprendizagem envolvendo jovens e adultos.

As vagas são limitadas, pelo que os interessados em frequentar uma ou mais ações devem inscrever-se através formulário online. Para mais informações, os interessados devem contactar o Núcleo de Apoio de Ensino à Distância através do email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account