Investigação desenvolvida por docente da FCSHA/Uni-CV contribui para o debate internacional sobre modelos turísticos sustentáveis.

Prancheta_2_cópia2_a008b.jpg

O Professor Edson Redy Moreira dos Santos, docente e investigador da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), publicou recentemente um artigo científico na revista internacional de elevado impacto Tourism Planning & Development (2025), editada pela Taylor & Francis.

Intitulado “Resident Empowerment in All-Inclusive Context: Cost–Benefit Perception and Support for Sustainable Tourism Development in a Small Island Destination”, o artigo resulta de um trabalho conjunto com os investigadores Luís Nobre Pereira, Patrícia Pinto e Manuel Alector Ribeiro, e analisa de forma aprofundada a perceção das comunidades locais relativamente ao modelo turístico all-inclusive em destinos insulares.

A investigação incide sobre a forma como os residentes avaliam os custos e benefícios associados a este modelo turístico e em que medida essas perceções influenciam o seu nível de apoio às estratégias de desenvolvimento sustentável do setor. O estudo destaca a centralidade do envolvimento das comunidades locais na definição de políticas públicas e práticas de planeamento turístico mais equilibradas, inclusivas e sustentáveis.

Os resultados evidenciam a importância de integrar as expectativas e experiências dos residentes na promoção de um turismo que assegure benefícios económicos duradouros, coesão social e proteção ambiental nos territórios anfitriões.

Esta publicação constitui um contributo relevante para o debate académico internacional sobre turismo sustentável em pequenos Estados insulares e reforça o posicionamento científico da Universidade de Cabo Verde no panorama da investigação em turismo e desenvolvimento sustentável.

👉 Aceda ao artigo completo em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21568316.2025.2605481

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account