No dia 1 de julho de 2025, a Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde acolhe a sessão de abertura do evento “Métodos, Experiências e Práticas de Investigação nos Estudos da Memória”. A iniciativa é organizada em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no âmbito do projeto europeu GHOST (MSCA – 101105812).
O evento inicia-se com uma conferência intitulada "Experiências de Pesquisa. Os cabo-verdianos nas roças de São Tomé: História, Memória e Contra-Narrativas", que contará com intervenções dos investigadores António Correia e Silva e Carla Indira Semedo, com moderação de Inês Nascimento Rodrigues, investigadora principal do projeto GHOST.
A sessão terá lugar no Auditório 101 do Edifício 8 da Uni-CV, a partir das 9h00, e será precedida por intervenções institucionais da Presidente da FCSHA, Prof.ª Fernandina Fernandes, e da Pró-Reitora Prof.ª Fátima Fernandes.
Mostra de curtas-metragens integra programa do evento sobre memória colonial e anticolonial
Entre os dias 2 e 4 de julho de 2025, decorre na Universidade de Cabo Verde a exibição de três curtas-metragens realizadas por Diana Andringa, integradas na programação do evento “Métodos, Experiências e Práticas de Investigação nos Estudos da Memória”, organizado pela FCSHA-Uni-CV em colaboração com o CES-UC.
As sessões terão lugar no Auditório 101 do Edifício 8 da Uni-CV, sempre às 16h00, com entrada livre, e incluem comentários por parte de especialistas e convidados/as.
Programa da Mostra de Curtas-metragens
- 2 de julho | Marxa Kabral | Comentários: Redy W. Lima e Adérito Tavares
- 3 de julho | A memória e a sua (in)transmissão | Comentário: Antonieta Lopes
- 4 de julho | Visões do Tarrafal | Comentários: Nélida Brito e César Schofield Cardoso
A iniciativa propõe um diálogo entre cinema, investigação e práticas de resistência memorial, refletindo sobre as continuidades e disputas em torno da história colonial e das lutas anticoloniais em Cabo Verde.