Saidu Bangura, docente e investigador da Universidade de Cabo Verde, contribui com um capítulo sobre a representação feminina na literatura serra-leonesa no livro The Literature of Contemporary Sierra Leone: Trauma, Resilience and Creativity.

saidu_bangura.jpg

O Professor Saidu Bangura, docente e investigador da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), acaba de publicar um capítulo intitulado “The Female Condition in the Novels of Aminatta Forna”, no livro académico The Literature of Contemporary Sierra Leone: Trauma, Resilience and Creativity, editado por Ernest Cole (Hope College, EUA) e Mohamed Kamara (Washington and Lee University, EUA) e publicado pelo reconhecido editor literário James Currey.

A condição feminina na obra de Aminatta Forna

No seu capítulo, Bangura analisa especificamente as obras Ancestor Stones e The Memory of Love, ambas da reconhecida escritora serra-leonesa Aminatta Forna. O investigador aborda criticamente a condição feminina antes e durante a guerra civil da Serra Leoa (1991-2002), utilizando a literatura como espelho social para explorar temas como o patriarcado, a subalternidade, a violência, o trauma e os processos de cura.

Segundo Bangura, para compreender plenamente o projeto literário de Aminatta Forna é necessário "ler estas obras para além da política da literatura ou da literatura da política". O docente enfatiza que é fundamental analisar "a visibilidade ou invisibilidade da mulher na literatura africana desde a época pré-colonial até aos tempos atuais", explorando as motivações subjacentes à construção das personagens femininas nas narrativas de Forna.

Referência em estudos linguísticos e literários

Além da sua contribuição neste capítulo, Bangura é citado noutros capítulos do mesmo livro que abordam aspetos históricos e linguísticos relacionados à formação da cidade de Freetown, na Serra Leoa, e à diversidade linguística resultante da chegada de pessoas libertadas da escravidão provenientes da Grã-Bretanha e das Américas.

Este capítulo não é o primeiro trabalho académico de Bangura centrado na representação das mulheres na literatura africana. Em 2021, contribuiu com um capítulo intitulado “Literary Perspective” no livro Black Lives Matter vs. All Lives Matter: A Multidisciplinary Primer, editado por Abdul Karim Bangura. Recentemente, em 2024, dois poemas seus, “The Sunrise of a New Dawn” e “For a Patriotic Voice”, foram incluídos na antologia poética Let Her Be: An Anthology of Poems on Women’s Sexual Health & Rights, editada por Oumar Farouk Sesay e Elizabeth L. A. Kamara e publicada pelo Sierra Leone Writers Series.

Perfil académico de Saidu Bangura

Saidu Bangura é Professor Auxiliar e Vice-Presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde. Licenciado em Inglês e Linguística pela Universidade da Serra Leoa e doutorado em Tradução, Comunicação e Cultura, com especialização em Linguística Inglesa pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha, Bangura é especialista em sociolinguística, estudos literários pós-coloniais e línguas africanas, incluindo crioulos.

Além das suas contribuições literárias, Bangura desempenha funções como Investigador Experiente Acreditado e Examinador Externo no Programa de Doutoramento em Estudos Linguísticos e Literários nos seus Contextos Socioculturais (DELLCOS), na Universidade de Las Palmas, tendo recentemente presidido a um júri de defesa de tese de doutoramento naquela instituição espanhola.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account

    Follow us!
    Copy Link