A Universidade de Cabo Verde (UniCV) realiza nos dias 13 e 14 de outubro de 2021, no Novo Campus, o V Colóquio Cabo-verdiano de Educação, subordinado ao tema: “Currículo, Tecnologias e Sociedade - Desafios da Escola para uma nova normalidade”. O envio de propostas de comunicação decorre até ao dia 07 de julho.

O CEDU 2021 perspetiva debates e intercâmbio de conhecimentos. Os especialistas questionarão os pressupostos da congregação tripartida de currículo, tecnologias e sociedade, face a questões de integração, tendo como meta, o fixado no 4.º objetivo da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável que visa: “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Eixos temáticos

  1. Currículo: Programas, conteúdos, propósitos, objetivos e resultados. Bases curriculares, inovações pedagógicas em tempos de distanciamento social; avaliação das aprendizagens, conteúdo x competências e políticas curriculares no contexto da educação inclusiva;
  2. Tecnologias aplicadas à Educação: As Tecnologias da Informação e da Comunicação ganham importância como ferramentas para manter os processos de aprendizagem em meio ao distanciamento social. Tipologia, estado da arte da engenharia de ambientes virtuais de aprendizagem, direito ao acesso à internet, acesso às ferramentas tecnológicas (computadores, smartphones, tablets, etc) no enfrentamento das desigualdades sociais.
  3. Inclusão: políticas, modelos, escolas e universidades como locus de ações afirmativas inclusivas; políticas de enfrentamento da desigualdade de género e desigualdade social na Educação;
  4. Educação para Mudanças Sociais/Crises e Sustentabilidade: inclusão, empreendedorismo, financiamento do ensino superior; políticas de permanência escolar/académica, impactos económicos do abandono escolar; formação e pesquisa nas principais áreas de interesse em ciência e tecnologia, entre outros.

Os formulários de inscrição e as propostas de resumo (Anexo I) deverão ser enviados através do endereço de correio eletrónico: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. de 07 de junho de 2021 a 07 de julho de 2021, com proposta, pelo(s) autor(res), do subtema em que se inserem. O nome do ficheiro deve ser o mesmo que o da proposta de resumo. A participação no Colóquio está condicionada à inscrição, de pelo menos um, dos autores dos trabalhos submetidos.

Contacto |  Comissão Organizadora: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Mais informações no site do evento.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account