Isabel santosA empresária angolana Isabel dos Santos financia 10 bolsas de estudo de mérito aos estudantes da Universidade de Cabo Verde por um período de quatro anos. A oferta foi anunciada no final da conferência intitulada “Empreendedorismo Jovem e Inovação” que Santos proferiu na quinta-feira, 10 de outubro, no auditório da Escola de Negócios e Governação.

A Bolsa de Mérito Isabel dos Santos inclui o pagamento de todas as propinas universitárias durante um período de quatro anos e um estágio curricular na Unitel T+ ou em outras entidades parceiras, possibilidade de futuro acesso direto a empresas parceiras e prioridade nos processos de recrutamento.

Para se candidatarem, os estudantes devem de estar inscritos num curso de graduação da Uni-CV, ter média de pelo menos 16 valores, escrever uma carta motivacional, conceder uma entrevista, entregar uma carta de referência, para além da apresentação de um comprovativo do rendimento familiar.

A empresária afirmou que este programa de bolsas é uma boa oportunidade para os jovens que não têm recursos financeiros. “Tentar motivar para que a juventude seja parte da força motora que vai mudar Cabo Verde. Apoiar a juventude na educação é o papel que devo fazer, porque a educação é um privilégio”.

Isabel dos Santos acredita que a educação é o que vai transformar as nossas sociedades, “os nossos jovens vão ser promotores da diferença e de fazer crescer as economias”.

Na sua intervenção, transmitiu conselhos aos jovens estudantes, nomeadamente a ideia de que “para se ser empreendedor e inovar não é preciso inventar, mas encontrar uma solução inovadora dentro do que já existe num negócio”. Partilhando a sua experiência, a empresária lembrou que “os gestores de sucesso devem passar adiante o seu conhecimento à nova geração e preparar os jovens para serem os líderes do futuro”. A empresária que sublinha ser preciso “apostar na educação, em fortificar os recursos humanos e dar oportunidades a jovens sem recursos financeiros, mas que são inteligentes e têm talento”, entregou ainda dezenas de exemplares dos livros “Como conduzir uma negociação” e “Empreendedorismo e Gestão” aos estudantes e à biblioteca da universidade.

A Vice-Reitora para Extensão Universitária, Astrigilda Silveira, agradeceu os conferencistas pela partilha de experiências com a comunidade académica e em especial, agradeceu também, a Engenheira Isabel dos Santos pelo gesto que contribuirá para enriquecer o acervo bibliográfico da Universidade de Cabo Verde.

Além da empresária, o evento contou, ainda, com a presença de oradores convidados, como o PCA da Unitel T+, Marco Bento e o PCE da Caixa Económica, António Moreira Semedo, tendo como moderador o docente da Universidade de Cabo Verde, Ailton Moreira.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account