mobCinco docentes das Faculdades de Ciências e Tecnologia (FCT) e Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA) da Universidade de Cabo Verde participaram do Programa de Mobilidade entre fevereiro e março do corrente ano.

 

olavo cleo

 Os docentes José Olavo da Paz Teixeira e Cleonice Gomes Moreira, da FCT, estiveram  de 18 a 22 de março de 2024 em Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha, em mobilidade organizada pelo CIFP Las Índias, no âmbito do programa de mobilidade docente Erasmus KA171.

Durante a sua estadia, os docentes participaram de encontros, onde foram discutidas potenciais parcerias e atividades de cooperação no campo do ensino e pesquisa entre a Universidade de Cabo Verde e o CIFP Las Índias de Tenerife.

Além disso, seguiram um plano de trabalho que incluiu workshops e visitas a instituições/empresas de base tecnológica, que permitiram estabelecer contatos significativos, compartilhar suas experiências e explorar ferramentas tecnológicas de código aberto. Tais ferramentas têm o potencial de serem aplicadas nos cursos da Uni-CV para enriquecer o ensino-aprendizagem.

 

Entrada Gualtar

 De 18 a 22 de março, o Pró-reitor para as áreas de Tecnologias, Inovação e Dados, Celestino Lopes de Barros, participou do Programa de Mobilidade Erasmus+ Staff Teaching no Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMOVE(ME)) – Portugal.

Naquela instituição de Ensino Superior foram lecionadas duas (2) aulas de duas horas cada, sobre o Task Scheduling Algorithms for Fog Computing Architectures e VOTO ELETRÓNICO: Um possível modelo para Cabo Verde. Foram realizados, ainda, vários encontros e reuniões de trabalhos.

 

 

Dr. Ortet

No âmbito do Programa de Mobilidade, ERASMUS+ KA171 INTERNATIONAL CREDIT MOBILITY PROJECT, o Vice-Presidente do Conselho Científico da Uni-CV, Doutor Osvaldo Ortet esteve na Universidade do Minho, no Departamento de Química da Escola de Ciências, de 26 de fevereiro a 1 de março. Durante a semana, o Vice-Presidente participou de reuniões com o Corpo Diretivo da Escola de Ciências e, com os Docentes/investigadores da área da Química.

Participou, também, de um encontro com a Direção da Escola de Ciências que teve como principal objetivo a partilha de experiências e aprendizagem in loco de boas práticas de gestão desenvolvidas no Conselho Científico.

O Corpo Diretivo da Escola e Ciências da UM mostrou-se disponível para colaborar em todos os aspetos possíveis para o bom desempenho do Conselho Científico da Uni-CV.

 

donzilia

Donzília Soares da FCSHA fez-se presente em mais uma Conferência Internacional de Cooperação Erasmus+ Europa-Africa, que teve lugar na Universidade Politécnica Mohammed VI em Marrocos, de 4 a 7 de março, com foco na discussão sobre formas de cooperação internacional.

O objetivo do evento passava por criar oportunidades para desenvolver parcerias universitárias. A conferência capitalizou o aumento de oportunidades de mobilidade internacional para estudantes e professores, bem como o fortalecimento de parcerias de intercâmbios através da partilha de melhores práticas entre universidades africanas e europeias. Em participação estiveram representantes de universidades dos 33 países membros do programa Erasmus+.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account