ministro_Educacao.jpg

O Ministro da Educação de Portugal, João Marques da Costa, acompanhado pelo seu homólogo cabo-verdiano, Amadeu Cruz, visitou a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) na tarde de segunda-feira, dia 9 de outubro. O objetivo da visita foi reforçar os laços bilaterais e debater estratégias de colaboração em educação, investigação e formação de docentes.

O Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, fez uma apresentação detalhada da universidade, que conta atualmente com três polos em duas ilhas, três faculdades e duas escolas. Com um corpo docente composto por 294 docentes a tempo inteiro e um total de 4.500 estudantes, a Uni-CV tem vindo a mostrar um crescimento notável. "Inicialmente, o nosso foco estava na formação de docentes, mas agora estamos a reforçar a investigação e a internacionalização," referiu José Arlindo Barreto. Este mencionou ainda parcerias já estabelecidas com universidades de Portugal, Brasil, Moçambique e Angola, muitas das quais financiadas pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Barreto sublinhou a expansão da universidade para a região de Fogo de Brava. "A agricultura é uma área prioritária para Cabo Verde. Abriu-se cursos em agronomia e geologia para responder às necessidades específicas do desenvolvimento regional," explicou.

O Ministro da Educação de Cabo Verde, Amadeu Cruz, elogiou a Uni-CV, considerando-a a "maior e mais emblemática universidade de Cabo Verde". Amadeu Cruz destacou ainda a importância da cooperação internacional e do contrato-programa entre os Ministérios da Educação, das Finanças e a Uni-CV. "É necessário alinhar cada vez mais a oferta formativa da universidade às necessidades do país, bem como a criação de uma Faculdade de Ciências Médicas," afirmou.

O Ministro da Educação de Portugal, relembrou o "legado histórico pesadíssimo" de uma ditadura que deixou o país com baixas taxas de qualificação. "Não temos qualidade na academia se a ciência e a docência não estiverem, obviamente, de mãos dadas," salientou, sublinhando a transformação que se verificou na educação em Portugal e a importância da cooperação internacional. O Ministro português, que já foi docente da Uni-CV, abordou ainda os desafios atuais, como a transição digital e a formação contínua dos docentes. "Podem contar connosco," assegurou, reforçando o compromisso de ambos os governos em apoiar a Uni-CV na sua missão de excelência.

Após o encontro, na sala do Conselho da Universidade a comitiva visitou a Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, uma unidade de investigação cocriada pela Universidade de Cabo Verde e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. O Protocolo que rege a sua cocriação foi assinado na Cimeira Luso-Cabo-verdiana que decorreu em Lisboa, no dia 17 de dezembro de 2014.  A Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa é a segunda Cátedra da Rede Camões criada em África. 

O encontro, que terminou com uma conversa aberta com os estudantes da Uni-CV no Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia, proporcionou um espaço para diálogo e aprendizagem mútua e marcou um momento significativo nas relações educacionais e científicas entre Portugal e Cabo Verde, sinalizando um futuro promissor para a cooperação internacional em ambos os domínios. 

Galeria de fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account