FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia
Descrição
O Mestrado em Matemática e Aplicações visa o aperfeiçoamento científico e profissional de técnicos e de quadros académicos de áreas adequadas e tem como objectivos: Oferecer formação avançada nas vertentes da Matemática e formação complementar nas áreas científicas das aplicações; Proporcionar conhecimentos especializados nas áreas de matemática aplicada e das aplicações da Matemática, tanto do ponto de vista da compreensão da sua fundamentação teórica como da capacidade em escolher as metodologias mais adequadas à resolução de problemas ligados aos domínios das aplicações.
Perfil de Entrada
O Curso destina-se a licenciados em Matemática, Matemática Aplicada, Estatística, Engenharias e outros cursos com forte componente em Matemática.
Enquadramento
O Primeiro Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente a nível de Mestrado em parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) foi identificado pelas autoridades de Cabo Verde como prioridade e é o resultado de uma antiga aspiração dessas autoridades que as duas universidades conveniadas propõem para Cabo Verde. Visa atender às demandas e anseios da sociedade cabo-verdiana na busca de soluções para os problemas sociais, ambientais e económicos rumo ao desenvolvimento sustentável. Os desafios enfrentados por essa sociedade requerem um nível de competência profissional de altíssimo nível, razão pela qual a Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Cabo Verde resolveram empreender esforços conjuntos na busca de soluções locais e regionais, em que muitas características sócio-ambientais se assemelham. As três dimensões que compõem a concepção de desenvolvimento sustentável são de natureza geo-ambiental, científico-tecnológica, económico-social e político-institucional que devem ser estruturadas de modo sistémico e holístico.
Ver ficheiro completo (.pdf)
FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia
Descrição
O Curso de Mestrado em Geociências visa proporcionar aos formandos conhecimentos sólidos e ferramentas conceptuais que lhes permitam, analisar, compreender e atuar face às ameaças naturais, antropogénicas, químicas, ecológicas biológicas contemporâneas. Desta forma, o curso, proporciona uma formação científica avançada no domínio das Geociências, assim como no das tecnologias de observação, monitorização, e reabilitação ambiental, possibilitando a realização de investigação científica autónoma e a contribuição para o progresso científico e tecnológico.
Perfil de Entrada
Geologia Ambiente e Recursos Naturais Geoecologias.
Perfil de Saída
O diplomado estará capacitado para: Desenvolver projetos em tecnologias de representação cartográfica com recurso às geoecologias; Conceber projetos de Estudo de Impactos Ambientais; Investigar e produzir conteúdos e artigos no domínio ambiental e geocientífico.
