Visita_do_secretario_de_estado_de_guinebissau.jpg

A Universidade de Cabo Verde recebeu a visita de cortesia da Sua Excelência Senhor Secretário de estado do Ensino Superior e Investigação Científica de Guiné-Bissau, Garcia Biifa Bedeta, acompanhado da sua homóloga de Cabo Verde, Eurídice Monteiro e do Diretor Geral do Ensino Superior, Aquilino Varela, na sexta-feira, dia 9 de julho, na sala de reuniões da reitoria no Plateau.

Garcia_Bedeta.JPG

 

O Secretário de estado do Ensino Superior e Investigação Científica de Guiné-Bissau, esteve de visitas com o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, em Cabo Verde, para estreitar os laços de cooperação entre os dois países, em vários domínios, nomeadamente o ensino superior. 

“É uma oposta de Guiné-Bissau investir na formação profissional e superior, bem como a nível da ciência. Por isso estamos aqui para fazer contacto de cooperação para enriquecer o protocolo no domínio do ensino superior. Cabo Verde é um país muito avançado no ensino superior, tem muitos quadros bons, e tem boa experiência no ensino superior, é isso que queremos. Precisamos de parceiros para nos apoiar, enriquecer o nosso estabelecimento do ensino superior sobretudo no que concerne na avaliação e acreditação do ensino superior. Neste momento estamos com prolificação de universidades e institutos superiores”, sublinhou Garcia Biifa Bedeta.

 Euridíce_Monteiro.JPG

A Secretária do Estado para o Ensino Superior justificou a escolha da Uni-CV por ser a primeira e a maior instituição pública no país, por ser aquela que mais beneficia da ação do estado na área do ensino superior e aquela que tem dado resposta em termos mais diversificados possível, nomeadamente a nível das ações universitárias para o país.

“Do ponto de vista do governo, nos interessa muito que as instituições universitárias tenham oportunidade de fortalecer as suas parcerias com países sobretudo da região africana. Encorajamos vivamente as instituições universitárias a fortalecerem os seus protocolos, sobretudo a parte de operacionalização, que permitem a mobilidade, nomeadamente de estudantes, do corpo docente e não docente e dos investigadores com a região africana, do modo particular, mas também outras dinâmicas de protocolo, isto faz parte do programa do governo, vamos criar linha de financiamento da ação de mobilidade, além de incentivar a investigação em rede”, disse a Secretária do Estado para o Ensino Superior. Durante a sua primeira visita oficial à Universidade de Cabo Verde, destacou que a mobilidade intra-africano poderá ajudar até no fortalecimento ou até mesmo na desconstrução de muito preconceitos que existem em nível de africana. “Precisamos reforçar a integração regional africana e as universidades têm um papel muito importante aqui e a possibilidade de circulação de estudantes, jovens, académicos pelo continente, inserção em redes de pesquisa pelo continente e pelo mundo são elementos que o governo privilegia”.

No encontro, abordaram questões relativas à cooperação na área de formação profissional e superior, e entre os assuntos estiveram em destaque é a mobilidade de docentes, estudantes e staff, e uma possível assinatura de protocolo entre os Ministérios dos dois países.

Judite_Medina_do_Nascimento.JPG

 

A Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, manifestou a Secretária do Estado para o Ensino Superior, o interesse da Uni-CV em fazer parte dos protocolos, nomeadamente com o ensino superior da Guiné-Bissau, para poderem levar informações necessárias da Universidade de Cabo Verde. 

“Guiné-Bissau sempre esteve com a Universidade de Cabo Verde, desde 1979, uma relação muito estreita em que a primeira turma do ensino superior em Cabo Verde tem formado os primeiros professores do ensino secundário da Guiné-Bissau”, frisou a Reitora. 

Para além da apresentação da instituição, pela Reitora, e os membros da equipa reitoral, expuseram em detalhes as suas respetivas áreas de ação.

A visita de cortesia contou com a presença do Secretário de estado do Ensino Superior e Investigação Científica de Guiné-Bissau, Garcia Biifa Bedeta, da Secretária do Estado para o Ensino Superior, Eurídice Monteiro, do Diretor Geral do Ensino Superior de Cabo Verde, Aquilino Varela, do Primeiro Secretário da Embaixada de Guiné-Bissau em Cabo Verde, Carlos Tavares. A Uni-CV esteva representada pela da sua Reitora, pelo Vice-reitor para Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, João Cardoso, pelo Pró-reitor para Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária, Mário Lima, pela Pró-reitora para a Extensão Universitária, Maria de Lourdes Gonçalves, e pelo Assessor para Relações Internacionais, Cooperação e Mobilidade, Bruniguel Andrade.

Galeria fotografias

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account