Eleicao Reitor Vice presidente Reitor_eleito_vice_presidente.jpeg

O Reitor da Universidade de Cabo Verde, Professor Doutor José Arlindo Barreto, foi eleito Vice-Presidente na primeira edição da Conferência Regional de Reitores (C2R) da África Ocidental. O evento, que decorreu entre 5 e 6 de julho de 2023 em Dakar, Senegal, contou com a participação de mais de 100 reitores e presidentes de universidades provenientes de 11 países da África Ocidental.

A conferência foi organizada pela Agência Universitária da Francofonia (AUF - Afrique de l'Ouest) com o propósito de fomentar a cooperação e a coordenação entre as universidades da África Ocidental. Além disso, o evento teve como objetivo, também, a apresentação da missão e do modo de governação da Conferência dos Reitores, bem como a partilha de experiências e identificação de possibilidades de parceria entre os estabelecimentos membros da AUF, à volta de temáticas prioritárias da sub-região e, de forma mais ampla, a estratégia da AUF para 2021-2025.

No decorrer da atividade, foram conduzidos diversos painéis e promovidos debates produtivos, culminando na formação do escritório da C2R África Ocidental.

Este escritório integra um presidente, quatro vice-presidentes e quatro comissões focadas em questões prioritárias para a região: mobilidade, empregabilidade e empreendedorismo, investigação e inovação, e inovação pedagógica e digital. O Prof. Doutor José Arlindo Barreto, ao lado dos outros três vice-presidentes, desempenhará um papel crucial na execução destas iniciativas.

O Reitor da AUF, Prof. Slim KHALBOUS, realçou que a C2R África Ocidental é uma "iniciativa para reforçar a cooperação e coordenação entre as universidades da África Ocidental, promovendo igualmente a cooperação no âmbito africano e no espaço francófono mundial".

A eleição do Prof. Doutor José Arlindo Barreto como Vice-Presidente na C2R é um marco significativo para a Uni-CV e reflete o compromisso constante da universidade com a cooperação e coordenação regionais. A conferência anual da C2R constitui-se como um fórum importante para o progresso da educação e da investigação na África Ocidental.

À margem da Conferência de Reitores da África ocidental da AUF, o Reitor da Uni-CV participou também, no dia 07 do mesmo mês, na primeira sessão de 2023 da Comissão Regional de Peritos Económicos e Científicos da AUF, uma instância consultiva regional.

Galeria de fotos

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account