aripo.JPG

A Universidade de Cabo Verde recebeu no dia 14 de abril uma visita de cortesia do Diretor Geral da Organização Regional Africana de Propriedade Intelectual (ARIPO), Bemanya Twebaze e a sua comitiva.

Durante o encontro, a Vice-Reitora para Ensino, Formação e Inovação, Sandra Freire, mencionou que em termos de propriedade intelectual, a Uni-CV está a iniciar e não tem nenhuma política definida sobre o assunto. No entanto, a mesma disse que já foram realizadas reuniões com os dirigentes do Centro de Investigação e Empreendedorismo para debater e estabelecer metas e políticas nesse domínio.

“Constatamos que a Universidade perde muitas oportunidades, pois os alunos de Engenharia Informática, Tecnologia Multimédia apresentam soluções tecnológicas absorvidos por empresas locais e que a Uni-CV não tem nenhuma propriedade intelectual sobre eles” salientou a Vice-Reitora.

Depois do encontro realizado no Conselho da Universidade, ficou claro a necessidade de marcar sessões de treinamento nesse domínio e sensibilizar a comunidade acadêmica.

Além disso, demonstraram que é preciso montar uma estrutura de propriedade intelectual, trabalhar no quadro normativo e estabelecer mecanismos de transferência de conhecimento para a sociedade, bem como fazer um levantamento dos principais ativos realizados na Uni-CV.

No final do encontro, o diretor da ARIPO, Bemanya Twebaze, e a sua comitiva foram guiados em uma pequena visita pelos diferentes espaços da Uni-CV, incluindo o Centro de Convenções, a Residência, a Mediateca, o Laboratório de Matemática e o Centro de Inovação iCube.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account