R.Checa.JPG palacky_university_unicv.jpg

A Universidade de Cabo Verde reuniu-se hoje com a Delegação da Universidade Palacky de Olomouc, da República Checa, formado por cinco professores que estão em mobilidade na Uni-CV, que compartilharam as suas experiências de adaptação em um país estrangeiro.

Durante a reunião, os membros da delegação falaram sobre as suas experiências e destacaram os desafios e conquistas enfrentados ao se adaptarem a um novo ambiente académico e cultural. Os professores ressaltaram também a importância do intercâmbio académico para ampliar conhecimentos, fortalecer parcerias internacionais e promover uma visão mais abrangente da educação.

O Reitor José Arlindo Barreto destacou a relevância da internacionalização para a Universidade, mencionando que as mobilidades in/out de alunos e professores que têm sido realizadas anualmente é um dos aspetos cruciais para promover a internacionalização da instituição.

Neste quesito, a Uni-CV manifestou o interesse em cooperar com a Universidade Palacky de Olomouc, num compromisso contínuo com a internacionalização do ensino superior e o fomento da mobilidade académica.

O encontro entre as duas instituições representa mais um passo em direção à consolidação de laços internacionais, enriquecendo o ambiente académico e promovendo o intercâmbio de conhecimentos entre estudantes e professores de diferentes países.

Na reunião estiveram presentes também as quatro docentes da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA), que estiveram em mobilidade na Universidade Palacky de Olomouc, no âmbito do programa Erasmus+. 

As docentes destacaram a experiência enriquecedora da mobilidade na República Checa, abordando tanto os aspetos educacionais quanto culturais que vivenciaram naquela universidade.

Uma das docentes ressaltou que alguns alunos dos cursos de inglês e francês que participaram da mobilidade naquela universidade adaptaram-se "muito bem" academicamente, conseguindo acompanhar o ritmo de ensino exigido e se destacaram em suas performances académicas.

Desde o início do ano 2023, a Universidade de Cabo Verde já realizou cerca de 40 mobilidades in/out de estudantes, professores e funcionários para a Universidade Palacky de Olomouc, na República Checa.

Essa colaboração demonstra o comprometimento da Universidade de Cabo Verde em proporcionar uma formação académica mais abrangente e globalizada, enriquecendo o ensino superior do país.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account