conversa-aberta.jpg

VER GALERIA

A Universidade de Cabo Verde em São Vicente foi o palco de uma conversa aberta entre os Presidentes da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, com estudantes e professores universitários, no dia 11 de abril no Edifício do Liceu Velho.

Os dois Presidentes falaram de temas diversos como o futebol, a diplomacia, a democracia e educação artística. Em um ambiente informal responderam questões de estudantes, professores e até brincaram com alcunhas.

Jorge Carlos Fonseca abordou o papel do Presidente nos sistemas do governo dos dois países, enquanto o Marcelo Rebelo da Sousa confessou “sentir saudades de dar aulas”.

Durante a conversa com os estudantes, Jorge Carlos Fonseca também falou das atribuições do Presidente da Republica. Este defendeu que o diálogo com as pessoas é uma das funções mais importantes do PR. “Não há poder tão importante, relevante e consistente como este que estou a exercer neste momento”.

Por sua vez, Marcelo Rebelo de Sousa optou por destacar a importância do sistema educativo na vida dos estudantes, aconselhando-os a aprender a ultrapassar os entraves. “A universidade e todo o sistema educativo são importantes para aprendermos a resolver problemas. Não interessa decorar as matérias. Interessa resolver os desafios de forma equilibrada, cada um na sua área de intervenção”.

A conversa aberta contou com a presença da Reitora da Uni-CV, Prof. Dr.ª Judite Medina do Nascimento, da Embaixadora de Portugal em Cabo Verde Dr.ª Helena Paiva, estudantes da Uni-CV, docentes, funcionários e outros convidados.

 

Uni-CV em Mindelo promove conversa aberta com os Presidentes da República Portuguesa e de Cabo Verde

cartaz_conversa_aberta_web.jpg

Pin It