conservacao bens culturais cursoA Universidade de Cabo Verde, através do seu Departamento de Ciências Sociais e Humanas, participa na organização, interinstitucional, do Curso Internacional de Extensão sobre CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DE BENS CULTURAIS, a ser realizado sob a Coordenação Institucional da Casa de Oswaldo Cruz-COC / FIOCRUZ -  Brasil e IHMT/UNL Curadoria do Museu – Portugal.  As inscrições foram prorrogado até 25 de março de 16.

Será adotado como conceito central a conservação preventiva de bens culturais como um conjunto de estratégias e ações, definidas de maneira interdisciplinar, que busca garantir a conservação de edifícios e coleções de maneira sustentável e integrada, reduzindo sua deterioração e garantindo sua autenticidade material.

A proposta de integração de saberes, por intermédio da cooperação entre as instituições parceiras, cumpre o objetivo de qualificar profissionais, por meio de uma visão integrada da cultura material, historicamente constituída, que aborda as diferentes variáveis que afetam os métodos, as técnicas e as práticas de conservação preventiva de bens culturais.

O curso tem por objetivo a qualificação de profissionais e estudantes, de diferentes formações, para atuarem nas atividades de conservação preventiva de bens culturais de instituições de ciências e saúde.

O curso é destinado a (os) profissionais formados e (a) alunos de Curso Superior e de Estudos Superiores Profissionalizantes, (d) nas áreas das ciências humanas, ciências sociais aplicadas e ciências da saúde, que atuam ou possam atuar em órgãos das estruturas governamentais e suas agências, institutos e hospitais, assim como instituições de custódia (arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação), responsáveis pela preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde. O curso também é voltado para as instituições privadas e não-governamentais, que necessitem capacitar seus profissionais para atuar na produção, preservação e gestão de bens arquitetónicos e acervos documentais.

Edital

image003

Pin It