No âmbito da cooperação entre a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Bridgewater State University (BSU), instituição de ensino superior dos Estados Unidos, esta ofereceu 10 (dez) vagas e bolsas a estudantes de licenciatura da Uni-CV para frequentarem na B.S.U, um semestre lectivo, no quadro de um programa de reforço da língua inglesa que inclui a participação dos estudantes seleccionados em actividades lectivas que irão decorrer em escolas públicas do Estado de Massachusetts.

Esta iniciativa insere-se no âmbito da Adenda ao Protocolo assinado entre a Bridgewater State University e a Uni-CV relativa à Mobilidade de Estudantes. A BSU aceitará estudantes proficientes em inglês, independentemente da área científica de onde provêm, e que já tenham completado, com sucesso, o 2° ano de Licenciatura.

Cabe ao estudante seleccionado a obrigação de prover o pagamento da passagem aérea Cabo Verde -EUA -Cabo Verde e garantir o pagamento das suas propinas na Uni-CV durante o tempo de ausência no programa de mobilidade.

Convindo estabelecer as normas a que deve obedecer o concurso para a selecção dos beneficiários das vagas e bolsas acima referidas é aprovado o seguinte regulamento:

São abrangidos pelo presente regulamento todos os alunos das licenciaturas da Uni-CV que preencham os demais requisitos regulamentares.

Candidatura e prazos

1. As candidaturas às vagas e bolsas de estudo oferecidas pela BSU deverão ser apresentadas dentro do prazo referido no número seguinte, sob pena de rejeição liminar, devendo os processos de inscrição ser entregues nos Serviços Académicos da Uni-CV, na Praia e em Mindelo.

2. As candidaturas devem ser efectuadas no período de 18 de Março a 4 de Abril de 2014.

3. Não podem candidatar-se os indivíduos que beneficiem de bolsa de estudo concedida por outra instituição;
4.O presente concurso é válido unicamente para o ano lectivo 2014/15.

Documentos de candidatura

Os documentos necessários para a candidatura são:

a) Formulário de registo (application form), devidamente preenchido em Inglês;
b) 2 (duas) cartas de recomendação (podem ser escritas em Português);
c) Carta de motivação escrita em Inglês com entre 250 a 300 palavras em que o candidato explicará porque pretende fazer a Mobilidade e em que medida o programa beneficiará o seu desenvolvimento pessoal como profissional;
d) Fotocópia do Certificado Escolar 1 ° e 2° ano, com indicação da média;
f) Fotocópia do Histórico Académico da Licenciatura (lo e 2° ano), até ao momento, com a lista discriminada das disciplinas e respectivas notas;
g) Fotocópia do passaporte válido;
h) Curriculum Vitae, escrito em Inglês;
i) Declaração de estudante da Uni-CV, emitida pelos Serviços Académicos;
j) Comprovativo de pagamento da taxa de candidatura no valor de mil escudos, não reembolsáveis.

Critérios gerais de selecção

São critérios preferenciais de selecção:

a) Ser aluno ordinário de uma das licenciaturas da Uni-CV;
b) Ter completado, com sucesso, o 2° ano da Licenciatura sem disciplinas em atraso;
c) Média geral primeiro e segundo ano igualou superior a 14;
d) Motivação relevante para a formação;
e) Ter a situação de propina regularizada até ao mês de Fevereiro de 2014;
f) Maior nível de proficiência em Inglês, a ser aferido em entrevista conduzida pelo respectivo júri;
g) Idade inferior a 35 anos;

Métodos de selecção

1.A selecção dos candidatos é feita mediante avaliação curricular e entrevista individual, podendo o Júri concluir pela não selecção de nenhum candidato, ou de um número inferior às 10 (dez) vagas, por não cumprirem os requisitos mínimos de qualificação.

2.As vagas serão distribuídas por unidades orgânicas de seguinte forma: DCSH : 3; DCT : 3; DECM : 2 e ENG : 2.

3.No prazo máximo de uma semana após o término da apresentação de candidaturas, o júri publicará as listas seriadas dos candidatos, com as respectivas pontuações globais.

4.Os candidatos da lista seriada serão considerados seleccionados, colocando-se os demais, pela respectiva ordem, como suplentes;

5.Caso não houver um número suficiente de candidatos seleccionados numa das unidades orgânicas acima referidas, as vagas que se verificarem serão ocupadas pelos suplentes de outras unidades orgânicas, pela ordem da sua seriação, mediante deliberação do Júri.

Pontuação dos critérios

Para efeitos de seriação dos candidatos, são definidos os seguintes critérios, com as pontuações que adiante se indicam:

1.Média na Licenciatura:
a) Igual ou superior a 14 valores: 2
b) Inferior a 14 valores: 0

2.Idade:
a) -Inferior a 35: 2
b) – Igual ou superior a 35 anos: 0

3.Entrevista

4.Motivação para a formação e desempenho durante a entrevista:
a) -Muito Bom: 2
b) -Bom: 1
c) -Mau: O

5. Proficiência em língua inglesa:
a)-Muito Bom: 5 a 6
b)-Bom: 3 a 4
c) -Suficiente: 1-2
d)-Mau: 0

Nomeação do Júri do concurso

A composição do júri de selecção e seriação dos candidatos, nos termos deste regulamento, é determinada por despacho do Reitor.

Reclamação

1. Da lista publicada a que se refere o n° 2 do artigo 5°, cabe reclamação escrita perante o Júri, devidamente fundamentada, a interpor no prazo de 2 (dois) dias subsequentes ao da publicação dos resultados no site oficial da Uni-CV (http://www.unicv.edu.cv) e em editais afixados na Reitoria da Uni-CV e nos Serviços Académicos das Unidades Orgânicas, podendo o Júri acolher a reclamação feita ou manter a sua posição.

2. No prazo máximo de 2 (dois) dias subsequentes ao término do prazo de reclamação, o Júri submeterá à homologação do Reitor a lista final dos seleccionados, acompanhada do respectivo relatório, no qual fundamentará as suas deliberações.

Formulário de inscrição

Pin It