DSC09513 DSC09521

DSC09526

No dia do 8º aniversário da Universidade de Cabo Verde, a comunidade juntou-se para cantar os parabéns à sua instituição relembrando o caminho percorrido durante os seus anos de constituição.

A celebração começou com a sessão solene no Auditório do Campus do Palmarejo às 10 horas. A Reitora, Judite Nascimento, relembrou toda a história da Universidade desde a sua constituição até à actualidade.

Na plateia estiveram a equipa reitoral, os presidentes das Unidades Orgânicas, os responsáveis pelos centros de investigação, docentes, estudantes e funcionários.

"Quando eu entrei nesta casa em 1995, havia apenas um doutor e todos nós éramos apenas licenciados, hoje temos 90 doutores, 258 mestres e 130 licenciados a trabalhar connosco, uma evolução que é de se valorizar", afirmou a Reitora.

A Reitora apontou a importância de entender a gestão quotidiana da universidade e a necessidade do pagamento de propinas actualizado. Fez também a previsão do futuro da academia de acordo com os objectivos traçados pela equipa reitoral e apontou a insersão dos estudantes na sociedade depois de se formarem.

"Temos aqui jovens que não contabilizam a hora de ir para casa, são eles que estão a transformar esta instituição", indicou ainda.

A Reitora apresentou um quadro com os pontos fortes e fracos e pediu à comunidade mais empenho para melhorar cada vez mais: "Os estudantes da ACAD, por exemplo, eles criticam, mas também apresentam soluções."

A palavra foi depois cedida à comunidade que expôs as suas dúvidas, felicitou, mas também apontou as situações em que é necessária a mudança.

No edifício da reitoria em São Vicente, a comunidade académica também se juntou para presenciar a cerimónia da sessão solene via skype. No final da sessão transmitida através do Campus do Palmarejo na cidade da Praia, seguiram-se ainda palestras e apresentação de teses de douturamento e a celebração foi concluída com um momento musical.

IMG 1803 IMG 1846 IMG 1786

IMG 1821

A sessão terminou com algum agrado do público, por ter sido uma oportunidade para falar sobre os problemas diários com que se debatem, mas também, para se colocarem perspectivas positivas para o futuro.

Terminada a sessão de debate, o professor Bartolomeu Varela entreguou à Reitora três livros que foram o resultado da sua tese de doutoramento como prenda de aniversário à universidade e especialmente aos alunos de Ciências de Educação, já que a publicação é da sua área.

 

DSC09461 DSC09463 DSC09469 DSC09468

 

A declamação de poemas do grupo organizado pelo professor Daniel Medina fechou o ato central com uma plateia que aplaudiu em grande a performance do grupo.

DSC09496 DSC09490 DSC09501 DSC09498

 

A manhã no Campus do Palmarejo foi fechada com o cantar dos parabéns à universidade e o corte do bolo.

Na Escola de Negócios e Governação, a Reitora foi surpresa por uma plateia de alunos do liceu e jardim que lhe dedicaram algumas actuações.

DSC09558 DSC09561 DSC09562

DSC09564

De tarde, as actividades de comemoração continuaram em cada uma das unidades.

Pin It