EMPREAMAR CABO VERDE é um programa do Empreendedorismo para o setor marítimo em Cabo Verde que pretende a inovação para o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras de Cabo Verde. Em termos gerais o programa visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que dependem da economia marítima através da implementação de soluções inovadoras.

Especialmente, o programa pretende incrementar nos formandos capacidades de desenvolvimento de projetos empresariais ligados à economia marítima, com foco no crescimento económico e redução da pobreza através da conceção e implementação de um programa de apoio público-privado do Empreendedorismo no Mar.

As comunidades costeiras vivem principalmente da economia do mar, sendo este um dos recursos mais importantes e estratégicos em Cabo Verde. Ligadas ao mar estão as atividades económicas como a pesca, a agricultura, o setor industrial (energia e comercio), o turismo, transporte entre outros. Nessa perspetiva espera-se desenvolver novas iniciativas para apoiar a rentabilidade da pesca e/ou fortalecer o processo de diversificação, contribuir para a consolidação dos processos de mudança e de melhoria com base na inovação social.

O êxito desta iniciativa assegura a sua continuidade com novas fontes de financiamento e com a colaboração de novos atores. Atualmente os sócios do programa Empreamar CV são: A Universidade de cabo Verde, INDP (Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas), Universidade de Vigo – Campus do Mar e a Pró-empresa.  A AECID e a Xunta de Galícia apoiam esta iniciativa através de financiamento e apoio técnico e institucional. 

Parceiros

Esta iniciativa surgiu em abril de 2016 num workshop realizado, no âmbito do projeto "Fortalecimento das instituições académicas e de investigação em Cabo Verde como um contributo para o desenvolvimento social, desenvolvimento económico e ambiental do sector marítimo" (Fase II), liderado pelo Campus do Mar e projetado em conjunto com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e o Instituto Nacional do Desenvolvimento das Pescas (INDP), financiado pela Cooperação Galiza. Desde então que o projeto do programa EMPREAMAR CABO VERDE tem sido preparado e negociado o seu financiamento.

Assim, a 17 de Abril de 2017 a Universidade de Cabo Verde e o Campus do Mar da Universidade de Vigo assinaram, na cidade da Praia, um protocolo de parceria para impulsionar a economia marítima, no âmbito do programa EMPREAMAR Cabo Verde. O acordo prevê a promoção do empreendedorismo em setores estratégicos relacionado com a economia marítima, refletindo a incorporação do conceito de "crescimento azul" construído por Cabo Verde em suas estratégias de desenvolvimento. Neste campo de atividades marinhas e marítimas integra-se organismos públicos e privados dos setores da pesca, turismo, transportes e energias como estratégicos.

logo_galeza.png

★ Xunta de Galicia - Cooperação Galega

Através de política pública de cooperação para o desenvolvimento, regulada na lei 03/2003, de 19 de junho, a sociedade Galega põe em disposição dos povos dos países menos desenvolvidos a sua experiência histórica, os seus valores, ativos e recursos adicionado aos processos existentes para combater a pobreza e as suas causas e promovendo ativamente o direito ao desenvolvimento integral humano e sustentável

Logo Embaxaida Espanhola CV 2

★ Agencia Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID)

Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) é o principal órgão de gestão de Cooperação Espanhola, orientada na luta contra pobreza e no desenvolvimento humano sustentável. De acordo com o seu estatuto, a Agência nasce para fomentar o pleno exercício de desenvolvimento, concebido como direito humano fundamental, sendo a luta contra pobreza parte do processo de construção deste direito. Para tal segue as diretrizes do V Plano Diretor da Cooperação Espanhola com atenção aos elementos transversais da Cooperação Espanhola

logotipo_unicv_final.png★ Universidade de Cabo Verde (Uni-CV)

A Uni-CV, enquanto universidade pública apresenta-se como uma entidade de desenvolvimento da política nacional de ensino superior e promove valores essenciais como a autonomia científica, pedagógica, administrativa e financeira, promovendo o empreendedorismo e desenvolvimento de competências, como fatores de qualidade e excelência acadêmica.

INDP-logo.png

★ Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas ( INDP)

O Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas, integra o Programa enquanto entidade pública que responde pelo setor do mar e com experiencia no apoio ao desenvolvimento socioeconômico do setor empresarial ligado à economia do mar. Nos últimos anos, tem desenvolvido projetos que fornece suporte e assistência a comunidades, associações, organizações em ações de desenvolvimento específicas no sector.

GUARDARIMAGEM

★ Universidade de Vigo - Campos do Mar (CdM).

É uma Universidade que tem uma vasta experiência prática testada nas comunidades vulneráveis ao longo da costa da Galiza em Espanha. Assim, no âmbito da implementação do projeto EMPREAR CV pretende partilhar com a Universidade de Cabo Verde tal experiência. Foi uma estratégia de intervenção num processo de inovação social que procurou responder às necessidades de desenvolvimento social, econômico e ambiental de um segmento vulnerável na procura de alternativas económicas viáveis que permitam atingir níveis meios de subsistência adequados e sustentáveis

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account