foto_2__UNICV.jpg

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde, com o apoio do Centro de Investigação e Formação em Género e Família, vai iniciar uma ação de formação contínua sobre Prevenção à Covid-19 em ambiente académico, nesta quarta-feira, dia 14 de outubro, às 9h, online e presencial, no auditório do Campus de Palmarejo.

A formação terá uma duração de 4 horas e destina-se aos estudantes do 1º ano de todas as faculdades da Universidade de Cabo Verde. É imprescindível informar, sensibilizar e formar em profundidade sobre as lições de prevenção e controlo da disseminação da Covid-19, de modo que os estudantes possam compreender os aspetos fundamentais da doença.

Lecionado pelos docentes e investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a formação  pretende orientar os formandos de forma a acederem a materiais didáticos sobre a Covid-19, baseados em sites, plataformas e revistas científicas credíveis que servirão de apoio aos estudantes no retorno as aulas.

Entre os temas, serão abordados: O novo Coronavírus 2019: contextualização epidemiológica e biologia do novo coronavírus; Transmissão e sintomas; Distanciamento social, máscaras de proteção e lavagem das mãos; Álcool gel ou álcool 70%; Diagnóstico e tratamento; e Saúde mental num contexto pandémico.

Os estabelecimentos de ensino, por serem espaços de convívio e partilha, representam um enorme potencial na propagação do vírus, devido a relação de proximidade existente entre professores, estudantes e funcionários. Diante deste fato, é perentório que haja o cumprimento escrupuloso de medidas de segurança que garantam que os estudantes tenham a oportunidade de estudar em ambiente seguro e confortável. Com estas premissas, justifica-se ter uma comunidade estudantil informada e conscientizada sobre a pandemia da Covid-19, de modo que a disseminação do vírus tenha menos impacto no ambiente académico.

O curso é gratuito, mas sujeito a inscrição prévia.