Os desempenhos do Centro de Formação Náutica encorajaram o Governo a desenvolver ainda mais o setor marítimo na economia cabo-verdiana, com uma nova instituição de maior alcance.
O Decreto-Lei n.º 40/96, de 21 de outubro de 1996 oficializou a criação do Instituto Superior de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR), com sede em Mindelo, São Vicente. Conforme indicado nos textos oficiais, a sua missão consiste na “formação de pessoal nas áreas de engenharias e ciências do mar a todos os níveis” e na “realização de atividades de investigação e desenvolvimento experimental no domínio da ciência e tecnologia”, mas também “ministrar cursos noutras áreas”, entre outros.

De realçar também que os textos preveem uma oferta diversa de cursos e formações, nomeadamente:

  1. Formação superior nos diversos ramos das Engenharias e Ciências do Mar;
  2. Cursos que habilitam ao exercício de funções marítimas das classes de mestrança e marinha, da Marinha Mercante e das Pescas;
  3. Cursos no domínio da administração portuária e dos transportes marítimos;
  4. Cursos profissionalizantes de Radiotécnica e de Electrónica nos domínios marítimo, aeronáutico e de telecomunicações;
  5. Cursos de pequena duração, creditáveis com certificados e diplomas adequados;
  6. Cursos de actualização, reciclagem, especialização, aperfeiçoamento ou reconversão profissional;
  7. Trabalhos de investigação e desenvolvimento experimental nos domínios da ciência e da tecnologia;
  8. Outras atividades que se mostrarem convenientes no âmbito do desenvolvimento económico de Cabo Verde;
  9. (…) Estudos e prestação de serviços, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade (cf. n.º 1 do art.º 3º dos Estatutos).

Deste modo, o ISECMAR proporcionou a Cabo Verde uma instituição formativa de alto nível no setor marítimo.

Para mais informações sobre o Instituto Superior de Engenharia e Ciências do Mar, consulte as páginas 84-98 do livro de Bartolomeu Varela, “A evolução do ensino superior público em Cabo Verde: da criação do Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário à instalação da Universidade Pública” (Edições Universidade de Cabo Verde & Bartolomeu Lopes Varela, 2013), acessível online através do link.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account