A Secção de Suporte, a Secção de Sistemas de Informação, a Secção de Redes e de Comunicação, bem como a Secção de Formação e Capacitação dos Serviços Técnicos da Universidade de Cabo Verde, através da utilização das ferramentas adequadas, continuarão a desempenhar as suas funções e a prestar o suporte tecnológico aos utilizadores, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e a desenvolver as tarefas habituais, à distância, com vista a cumprir os objetivos estratégicos da Universidade de Cabo Verde, no setor das tecnologias.

Os Serviços Técnicos garantirão, durante a quarentena, todo o suporte técnico, em estreita articulação com o Núcleo de Apoio à Formação à Distância, para permitir o funcionamento das atividades pedagógicas (aulas, orientação de trabalhos de fim de curso, atendimento aos estudantes, entre outras). 

Todos os Serviços da Universidade de Cabo Verde continuarão a funcionar, na medida das condições que se conseguir reunir e com forte suporte dos Serviços Técnicos, garantindo a sustentabilidade da Uni-CV.

Para o teletrabalho, os Serviços Técnicos garantem as seguintes ações:

  • Criação de condições básicas para o funcionamento à distância: conexão à Internet, etc. 
  • Disponibilização para todos os colaboradores de um Pen 3G com um primeiro carregamento ativo; 
  • Disponibilização de computadores portáteis para alguns colaboradores: disponibilização de computadores portáteis aos colaboradores que não disponham de nenhum dispositivo em casa; 
  • Expansão do grupo profissional: alargar o grupo profissional da Uni-CV junto das operadoras, por forma a conectar todos os colaboradores da Uni-CV; 
  • Garantia das condições de acesso aos sistemas de informação da Uni-CV, em função dos níveis de responsabilidade, garantindo a gestão eficaz dos processos internos e externos, pelos dirigentes;
  • Receção, configuração e instalação dos dois novos servidores adquiridos por forma a disponibilizar mais recursos de armazenamento e processamento ao SII e à Plataforma Moodle;
  • Instalação e configuração de certificados digitais SSL a fim de garantirem maior segurança no acesso às nossas aplicações e plataformas na Internet; 
  • Privilegiar reuniões, encontros por web conferência ou conference call, em substituição de reuniões presenciais, através da utilização das ferramentas Skype for Business e Kaizala, disponibilizadas pela plataforma Office365. 

Os Serviços Técnicos criarão as condições necessárias para a disponibilização, através da Internet, dos diferentes módulos do Sistema de Informação Integrado da Uni-CV, nomeadamente:

Módulo Portal Académico

Módulo Gestão de processos

Módulo Registo de candidaturas

Módulo Gestão Candidaturas

Módulo Gestão de Bibliotecas

Módulo Gestão dos Protocolos

Depois do doente abandonar a sala de isolamento, a limpeza deverá ser feita de seguinte modo:

  • Proceder à abertura das janelas no local, fechando a porta para promover a ventilação natural;
  • Proceder à limpeza de todo o mobiliário existente, nomeadamente cadeira, telefone e restantes superfícies;
  • Substituir o saco do caixote do lixo. Armazenar os resíduos do caso confirmado em saco plástico com espessura de 50 a 70 micron que, após ser devidamente fechado, deve ser encaminhado para destino final como risco biológico.
  • Proceder à lavagem do chão com desinfetante.

Para a realização destas tarefas deverá ser considerado o seguinte:

  • A limpeza deverá ser efetuada utilizando luvas, máscara de proteção e bata descartável; 
  • O pano de limpeza utilizado destina-se apenas a este procedimento; 
  • Para esta limpeza será utilizado o líquido desinfetante.

Qualquer membro da comunidade académica com sinais e sintomas de Covid-19 ou que identifiquem um membro da comunidade académica com critérios compatíveis com a definição de caso suspeito, devem informar os responsáveis pelo Plano de Contingência, por telefone (linha 103) e depois dirigir-se para a sala de isolamento. 

A sala 122, onde funciona atualmente o Gabinete de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Uni-CV, no Campus do Palmarejo, será transformada em sala de isolamento para o Covid-19. Dentro da sala estarão disponíveis as informações que deverão ser seguidas obrigatoriamente, na ordem em que estarão disponibilizadas.

Um kit de proteção individual, com máscara e luvas descartáveis, termómetro, solução antisséptica para desinfeção, garrafas de água e comprimidos de paracetamol, também estarão disponíveis na mesma sala.

Uma vez chegado à sala de isolamento, o procedimento a adotar é o seguinte:

  • Ler e seguir as instruções que estão disponíveis; 
  • Lavar as mãos, calçar as luvas, colocar a máscara e vestir os equipamentos de proteção; verificar a temperatura e tomar os comprimidos de paracetamol, caso se confirme a febre;
  • Telefonar de imediato para a Linha Verde 800 11 12; 
  • Telefonar para o telefone da Uni-CV, responsável pela identificação e seguimento de casos suspeitos de Covid-19;
  • Enquanto aguarda as orientações da linha verde, deverá permanecer dentro da sala, evitando qualquer contacto com colegas ou outros, mantendo a porta fechada, evitando as deslocações dentro das instalações do edifício. O acesso a esta sala por qualquer outra pessoa não autorizada ficará interditado; 
  • Acionar os procedimentos adequados à situação clínica do indivíduo, quando não se tratar de caso suspeito de Covid-19;
  • Comunicar imediatamente ao profissional de saúde responsável pelo atendimento à DNS, através dos telefones 516 06 72 516 25 43 ou, ainda, pelo email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A Autoridade de Saúde Local informará a Reitoria dos resultados dos testes laboratoriais e: 

  • Se o caso não for confirmado, este fica encerrado para o Covid-19, sendo aplicados os procedimentos habituais em caso de doença, incluindo a limpeza e desinfeção, sendo neste caso, desativadas as medidas do Plano de Contingência.
  • Se o caso for confirmado, deverá a Equipa do Plano de Contingência providenciar a limpeza e desinfeção (descontaminação) da área de isolamento. Caso não venham a ser definidas outras orientações pelas autoridades de saúde, a área de isolamento deverá ficar interditada até à validação da descontaminação (limpeza e desinfeção).
Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account