Eventos Uni-CV

Jornada de Iniciação Científica

JIC.png

A Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV realiza Jornada de Iniciação Científica de 9 a 17 de março, com vista a contribuir para a reflexão critica sobre temas de pesquisa dos formandos e a partilhar experiências de pesquisas e investigações.

Porém, muitos estudantes ainda não compreenderam bem o que é uma iniciação científica e quais são as vantagens de realizar essa atividade. Por isso, a FaEDdecidiupropor uma semana de atividade nomeada “jornada”, que incluem comunicações, partilhas e reflexões em torno das ações a considerar no âmbito da investigação, destinadas aos estudantes finalistas dos diferentes cursos de graduação.

Antes de encarar essa nova jornada académica, é precisofazer os estudantes compreenderemas nuances de uma investigação científica inicial. Como o nome sugere, esse programa oferecido por muitas universidades é uma das principais portas de entrada ao mundo científico.

Ou seja, será um processo em que o aluno receberá orientações de um professor, muitas vezes participando de encontros coletivos em grupos de estudos ou laboratórios, para aprofundar os conhecimentos em determinada área do seu curso, conhecer metodologias e técnicas para propor novas análises ou descobertas, com raciocínio crítico mais desenvolvido.

Um dos principais objetivos de uma iniciação científica é que o estudante desenvolva pensamento científico e criativo para encontrar caminhos ao problema proposto no início da pesquisa, o que é exigido tanto no mercado de trabalho quanto no ambiente académico.

Embora muitos considerarem que a iniciação científica é apenas um “complemento” do curso de graduação, não é simples e merece dedicação, por isso que é possível realizá-la sob diversas formas conforme as orientações da Universidade.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account