Eventos Uni-CV

Seminário Internacional: Cidadania e os seus Descontentamentos em África

Seminario Internacional 02

 

A dupla cidadania reproduz as desigualdades?

Robtel Neajai Pailey aborda esta questão, e muitas mais, na sua envolvente monografia "Desenvolvimento, (Dupla) Cidadania e os seus Descontentamentos em África: A Economia Política de Pertencer à Libéria" (Cambridge University Press, 2021). É o seu primeiro livro a avaliar as construções e práticas domésticas e diásporas da cidadania liberiana no espaço e no tempo e as suas miríades de implicações para o desenvolvimento.

Nesta apresentação, baseada nas ricas histórias de vida de mais de duzentas entrevistas em profundidade na África Ocidental, Europa e América do Norte, a autora utiliza uma lei contestada de dupla cidadania, introduzida na Libéria em 2008, mas nunca aprovada, como ponto de entrada para fazer perguntas mais amplas sobre como a cidadania é diferenciada por classe, género, raça, etnia, etc., e se a dupla cidadania reproduz realmente desigualdades.

Desenvolve um novo modelo de conceptualização da cidadania no contexto dos Estados afetados pela “crise”, ao mesmo tempo que oferece uma crítica convincente ao enquadramento neoliberal das diásporas e doadores como a panaceia para a reconstrução do pós-guerra.

 

Biografia da Autora

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account