Eventos Uni-CV

Workshop | Dessalinização em Cabo Verde

save-date-workshop-facebook.jpeg

No próximo dia 25 de maio, terá lugar nas instalações da Uni-CV, no Campus de Palmarejo Grande, um Workshop que tem como objetivo melhorar as capacidades existentes na utilização de sistemas de dessalinização em Cabo Verde. Trata-se de um evento híbrido, organizado no âmbito do projeto E5DES (Investigação e inovação em direção à excelência em eficiência tecnológica, uso de energias renováveis, tecnologias emergentes e economia circular na dessalinização) promovido pelos parceiros AIR Centre, Instituto Tecnológico de Canárias, Universidade de Cabo Verde e Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, e que conta com a colaboração do Ministério da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde.

Com o objetivo de avaliar o conhecimento sobre o estado atual dos sistemas de dessalinização para abastecimento de água potável ou agricultura, dos requisitos para implementação de centrais de dessalinização, dos conhecimentos técnicos e necessidades de formação/capacitação por parte dos stakeholders e a demanda de novas capacidades em diferentes matérias, foi elaborado um questionário e partilhado com os stakeholders locais. Da análise dos resultados do questionário surgiram os seguintes tópicos a serem tratados no Workshop:

  • Infraestruturas de dessalinização necessárias em Cabo Verde;
  • Estado da arte de eficiência energética nas plantas de dessalinização;
  • Potencialidades do abastecimento de água agrícola por dessalinização;
  • Financiamento de projetos.

As apresentações serão levadas a cabo por peritos locais e das Canárias, com alto conhecimento nestas matérias.

Idioma: Português e Espanhol.

O público-alvo deste evento será composto por representantes de autoridades locais (Governo, institutos de gestão da água e autarquias), por empresas que atuam neste setor, professores, alunos e investigadores universitários das áreas técnicas de processos industriais, da qualidade da água, gestão hídrica, requerentes de água (públicos/privados), da planificação, sustentabilidade ambiental, entre outros.

Agenda:

8:30 – Sessão de Abertura

8:45 – Introdução ao Workshop

9:00 – Infraestruturas de dessalinização necessárias em Cabo Verde

10:00 – Estado da arte de eficiência energética nas plantas de dessalinização

11:00 – Pausa

11:30 – Potencialidades do abastecimento de água agrícola por dessalinização

12:30 – Mesa redonda sobre financiamento de projetos

13:00 – Conclusões e encerramento

No dia 26 de maio, e após ter sido compilada toda a informação recolhida nas sessões do dia anterior, será organizado um grupo de trabalho inter-regional para tratar em profundidade as possíveis estratégias de fomento da formação e investigação na dessalinização em Cabo Verde. A participação nesta atividade só é feita mediante convite.

As inscrições para participação no dia 25 de maio, tanto presencial como online, estão abertas até ao próximo dia 22 de maio, através do seguinte link aqui

 

O projeto E5DES – Investigação e inovação em direção à excelência em eficiência tecnológica, uso de energias renováveis, tecnologias emergentes e economia circular na dessalinização, é cofinanciado em 85% por fundos FEDER, no âmbito do Programa MAC 2014-2020 (MAC2/1.1a/309).

Para mais informações sobre o projeto E5DES, aceda aqui.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account