Eventos Uni-CV

Investigação atual sobre a Língua Cabo-verdiana

cartaz_investigacao_lingua.png

Universidade de Cabo Verde vai celebrar o Dia da Língua Materna com o II Ciclo de Conferências: INVESTIGAÇÃO ATUAL SOBRE A LÍNGUA CABO-VERDIANA - promovendo a educação linguística em contexto de contato em Cabo Verde, entre os dias 21 e 22 de fevereiroonline e presencialmente, no Auditório 101 do Campus de Palmarejo Grande. 

A abertura das comemorações está marcada para as 9h e ficará a cargo da Reitora cessante da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento. O evento organizado pela Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, o Centro de Investigação em Humanidades e a Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, visa promover a educação linguística em contexto de contato em Cabo Verde. 

“Representação dos professores de EBI sobre o ensino e aprendizagem da Língua Cabo-verdiana e o perfil do professor responsivo” vai ser a primeira palestra e será proferida pela docente e investigadora Elvira Reis. A comunicação vai apresentar o resultado de uma investigação que inclui, numa primeira fase, um inquérito por questionário a professores do EBO em Cabo Verde, tendo em vista conhecer o seu perfil profissional e linguístico e as suas representações sobre a educação linguística, nomeadamente sobre a LP em CV, o ensino da LP em CV e as implicações da LCV no ensino da LP neste país.

O programa inclui também as comunicações de Saidu Bangura, Jair Martins, Dominika Swolkien, Emanuel de Pina, Karine Moreira e Eliane Semedo, docente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes que vão falar, respetivamente, sobre a investigação atual sobre a língua Cabo-verdiana. O evento termina no dia 22 de fevereiro, com um workshop sobre “Investigação científica actual e recursos disponíveis para o cabo-verdiano”.

Sobre o Dia Internacional da Língua Materna dia 21 de fevereiro, foi reconhecido pela UNESCO como Dia Internacional da Língua Materna na década de 1990, como forma de celebrar o direito de todos os homens e mulheres a usarem livremente as sua línguas maternas em todas as esferas das suas vidas, assim como alertar as autoridades dos diversos países do mundo para os direitos das minorias linguísticas neles residentes.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account