Eventos Uni-CV

ADAPTaRES - Adaptação às mudanças climáticas na Macaronésia através do uso eficiente da água e sua reutilização (MAC/3.5b/102)

2-reuso-da-agua_.jpeg

Adaptares.png

A Universidade de Cabo Verde apresenta nesta quinta-feira, no dia 11 de novembro às 8:45, as conquistas a favor da sensibilização, formação, investigação e demonstração sobre o uso dos recursos hídricos, do projeto ADAPTaRES, no auditório 202, do Edifício 8, do Campus de Palmarejo Grande.

A cerimónia da abertura contará com a presença do Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva e da Pró-reitora para a Extensão Universitária, Maria de Lourdes Gonçalves. 

Durante o desenvolvimento do projeto, a ADAPTaRES ajudou mais de 165.000 pessoas, que foram beneficiadas com medidas de prevenção à seca, atuou em 430 hectares, e envolveu mais de 50 entidades públicas e privadas.

O projeto, que opera nas Ilhas Canárias, Madeira e Cabo Verde, tem trabalhado com três estações de tratamento de águas residuais em Cabo Verde e duas em Gran Canárias, para promover o reaproveitamento em pequena escala, bem como intervir em diferentes ações concretas para melhorar o funcionamento das infraestruturas.

O ADAPTaRES é um projeto de cooperação transnacional entre as ilhas Canárias, Madeira e Cabo Verde, co-financiado pelo programa Interreg MAC, da União Europeia, que promove a cooperação entre os arquipélagos da Macaronésia e os países da costa ocidental africana, com o objetivo de solucionarem problemas comuns.

No caso do projeto ADAPTaRES, o foco é a adaptação às mudanças climáticas, através da reutilização das águas residuais tratadas e do uso eficiente da água. De entre os arquipélagos mencionados, Cabo Verde é o mais árido e aquele que tem uma carência estrutural de recursos hídricos. 

Em Cabo Verde, a reutilização das águas residuais tratadas foi vista como mais uma oportunidade para aproveitar ao máximo os recursos hídricos. Nos últimos anos, Cabo Verde tem vindo a sofrer secas recorrentes de mais de três anos. Por isso, a possibilidade do uso das tecnologias de tratamento abriu um caminho para a adaptação às mudanças climáticas.

Programa do evento

Local Auditório da UniCV, Ed. 8 - sala 102 Campus UniCV; Palmarejo Grande - Praia
Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account