Eventos Uni-CV

Celebração do Dia Mundial do Ambiente

noticia_0000019749-711x400.jpeg

Cartaz-plantação.jpg

No âmbito da celebração do Dia Mundial do Ambiente, a Universidade de Cabo Verde realiza uma mesa-redonda intitulada “Planeamento Urbanístico: Espaços Verdes Urbanos”, nesta sexta-feira, dia 4 de junho, às 9h45mn, no auditório do Campus de Palmarejo e uma Campanha de Plantação de árvore no Novo Campus da Uni-CV, intitulada “Uma Planta. Uma Vida”, no sábado, 5 de junho, a partir das 8 horas, em Palmarejo Grande.

Participam na mesa-redonda reconhecidos especialistas como Romualdo Correia, Professor da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Uni-CV, com amplo trabalho na área de Planeamento urbano, Geografia e Ordenamento Territorial, proferirá uma comunicação sobre Planos Verdes Urbanos.  José Maria Semedo, Diretor do Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento do Território, vai falar do Plano Verde do Novo Campus Universitário. 

A Campanha que está enquadrada no Programa “Universidade Amiga do Ambiente”, visa a consolidação do programa nas novas infraestruturas da Uni-CV, pretende-se criar, numa primeira fase um perímetro verde com vista a reverdecer o espaço e transformar a imagem paisagística da Universidade e do local envolvente, tornando-os em lugares ambientalmente protegidos, atrativos e de conservação ambiental; ao mesmo tempo, criar um cinturão protetor ecológico que garanta a proteção em relação à expansão de bairros informais na sua proximidade e minimizar o ruído crescente na rodovia próxima. Outro objetivo pretendido é criação de um jardim botânico - que funcione como um laboratório natural que integre as espécies endémicas nacionais, adaptáveis ao andar árido da ilha de Santiago, com o propósito de preservar o património biológico do país, e ser um espaço privilegiado para as práticas pedagógicas e de investigação.

Assim, a vegetação do Novo Campus Universitário terá diversas funções, nomeadamente a proteção do espaço na envolvência dos edifícios, proteção contra os ventos intensos, criação de sombra, melhoria do quadro cénico da paisagem, criação de um microclima mais favorável ao conforto humano e valorização patrimonial e criação de uma área verde de elevado valor científico, histórico, cultural, estético e patrimonial.  

Para a consolidação do programa “Universidade Amiga do Ambiente”, a Uni-CV vai realizar uma série de campanhas de plantações, mobilizando a academia (professores, estudantes e funcionários) e os parceiros de forma a fortalecer as relações através da criação de "cantinhos de amizade" representados pelas plantas.

Sob o lema “Uma Planta. Uma Vida”, esta campanha inicial conta, a médio prazo, cumprir com a plantação das 22 mil plantas correspondentes a capacidade do espaço.

Para a realização das atividades planeadas, a Universidade de Cabo Verde conta com parceiros e financiadores, nomeadamente: Nações Unidas, Organização para a Alimentação e Agricultura,  Projeto Reflor, Ministério de Agricultura e Ambiente, Ministério de Educação, Direção Nacional do Ambiente, Câmara Municipal da Praia e Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account