Seminário | Ética na Pesquisa em Saúde

Seminario-de-etica-na-pesquisa-em-saude.png

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa realizam, de 6, 7 e 10 de junho, o seminário de ética na pesquisa em Saúde, na modalidade presencial, no Campus de Palmarejo Grande, e por videoconferência simultaneamente.

Financiado pela União Europeia, no âmbito do ICM NOVA 2019-2022 Project International Credit Mobility Erasmus+, o seminário com duração de 12h pretende contribuir para a elevação de conhecimento de princípios éticos aplicados à investigação em saúde e promover uma cultura de respeito pelos mesmos. Por outro lado, pretende conhecer os princípios básicos da bioética e as normas internacionais de referência. Identificar a necessidade das comissões de ética e o seu papel. 

Durante o seminário serão abordados temas como: a ética: Definição e marcos históricos; Princípios éticos e normas internacionais; As Comissões de ética; Integridade científica e académica; A experimentação animal; Consentimento informado; e a Análise e discussão de exemplos práticos associados a princípios éticos.

O seminário é direcionado para profissionais de saúde, professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Universidade de Cabo Verde e outras instituições.

O evento é gratuito mas está sujeito a inscrição, até ao dia 31 de maio.