IMG_2436Uni-CV_e_Direção_Nacional_da_Educação_formalizam_protocolo_de_cooperação.jpg

Foi assinado, no dia 16 de março, um protocolo de intenções entre a Universidade de Cabo Verde e a Direção Nacional da Educação (DNE) do Ministério da Educação, com vista a conceção, a organização e a implementação de programas e projetos voltados para a qualificação e desenvolvimento profissional dos professores e técnicos que trabalham nos diferentes subsistemas de ensino. A cerimônia foi realizada na sala de reuniões da Reitoria, Plateau. 

O documento, assinado pela Diretora Nacional da Educação, Elionora Helena Batista de Sousa, e pela Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento, é o início de uma vontade de colaboração que existe entre ambas as instituições que pertencem ao mesmo Ministério, conforme explica Elionora de Sousa.

IMG_2383Uni-CV_e_Direção_Nacional_da_Educação_formalizam_protocolo_de_cooperação.jpg“Esta colaboração é, para nós, muito clara, sobretudo no âmbito do desenvolvimento profissional dos professores e dos trabalhos técnico-científicos que estamos a desenvolver, particularmente da revisão curricular em curso, em que contamos com o conhecimento da Universidade de Cabo Verde, assim como outras áreas como a matemática, as línguas, sendo esta última uma aposta do Governo de Cabo Verde, assim como as tecnologias. As feridas das provas realizadas vieram mostrar que temos um grande trabalho a fazer no âmbito da matemática e da língua portuguesa, daí que pensamos que essa parceria vai permitir, quer a DNE, quer a Uni-CV, potencializarmos as respostas com o objetivo de melhoria da qualidade do nosso sistema educativo”.

IMG_2386Uni-CV_e_Direção_Nacional_da_Educação_formalizam_protocolo_de_cooperação.jpg

 

Para a Reitora da Uni-CV esta é a oficialização um documento com histórias e produtos comparado a um iceberg. “A assinatura é a pontinha do iceberg de tudo aquilo que as duas instituições têm vindo a colaborar. A história é longa, os contributos são imensos e muito diversificados. Em 2016, assinámos um protocolo com a Ministra da Educação, Maritza Rosabal, para a transferência das Casas de Ciência para a Universidade de Cabo Verde. Hoje estamos a assinar um protocolo para muitos outros projetos, dos quais também se destacam as Casas de Ciência. Penso que fizemos um grande caminho juntos e juntos vamos continuar”.

O documento prevê a conjugação de esforços para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação versando temáticas de interesse para o desenvolvimento do sistema educativo e para o fortalecimento do seu papel enquanto suporte ao desenvolvimento da nação cabo-verdiana. As partes colaboram mutuamente nos domínios da revisão curricular e da inovação pedagógica, destacando-se, para esse último domínio de ação, a utilização e disseminação das tecnologias educativas, e a promoção do ensino das ciências e a produção de recursos pedagógicos.

Aquelino_varela.jpg

Presente no ato da assinatura do protocolo em representação ao Ministro da Educação, o Diretor Geral do Ensino Superior, Aquilino Varela, salientou que este protocolo vem em boa hora, na medida em que o Ministério da Educação está a proceder com um conjunto de reformas, planos curriculares com implicações na formação do corpo docente.“Está em preparação toda a reforma do plano curricular do ensino secundário, o que vai implicar a formação de professores e técnicos, e eu não vejo outra instituição de ensino superior com capacidade para o fazer que não seja a Uni-CV, que está em condições de prestar um excelente serviço ao Ministério de Educação”.

O protocolo visa a organização e desenvolvimento de programas anuais de formação contínua dos professores do ensino básico, ensino secundário e educadores de infância, quer ao nível científico, quer ao nível pedagógico, quer, ainda, ao nível didático.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account