encerramento_francofonia_2024.jpg

A Universidade de Cabo Verde, através do Instituto da Língua Francesa, celebrou no dia 19 de abril, no Centro de Convenções da Uni-CV, a cerimónia de encerramento do Mês da Francofonia. O evento reuniu diversas atividades lúdicas e educativas, executadas por alunos de escolas primárias e secundárias.

A cerimónia contou com a entrega de diplomas do DELF, uma sessão de dança, desfiles de moda por estudantes do ensino secundário e a exibição de peças teatrais realizadas pelos alunos das escolas de São Filipe e do Eugénio Tavares, no concelho da Praia.

Os discursos da Embaixadora da França em Cabo Verde, Catherine Mancip, e da Vice-Reitora para as áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, Sandra Freire, foram pontos altos do evento. Ambas destacaram a importância da celebração da Francofonia e a relevância da língua francesa como um elo cultural e internacional.

Durante seu discurso, Sandra Freire agradeceu o apoio contínuo da Embaixada da França e salientou o impacto positivo das iniciativas do mês. "Celebramos a diversidade cultural e o dinamismo da língua francesa, assim como os laços que unem os países francófonos, incluindo Cabo Verde, uma nação de língua oficial portuguesa. Esta diversidade é vista como uma riqueza e não como um obstáculo," afirmou a Vice-Reitora, reafirmando o compromisso da universidade com a promoção da interculturalidade e da cooperação global.

A Embaixadora Mancip também vinculou os valores olímpicos de paz, desenvolvimento e tolerância às celebrações francofónicas, lembrando que os próximos Jogos Olímpicos serão sediados em Paris, marcando 100 anos desde a última vez que a França hospedou o evento. Mancip enfatizou a importância histórica da língua francesa e concluiu com um apelo pela formação contínua dos professores de francês em Cabo Verde.

Presentes no evento estavam a Pró-Reitora para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão, Fátima Fernandes, e o Diretor do ILF, Abderahim Dia, além de professores e alunos das diversas escolas participantes, reforçando o caráter educativo e inclusivo do evento.

O Mês da Francofonia é uma celebração global realizada em março para promover a língua francesa e a diversidade cultural dos países francófonos, destacando seu papel essencial como meio de comunicação e união cultural internacional.

Galeria de Fotografias

 fraconfonia_2024_juventude.jpgA Universidade de Cabo Verde foi palco de um debate enriquecedor sobre o papel da Francofonia nas oportunidades para a juventude cabo-verdiana, iniciando as comemorações do mês da Francofonia. O evento teve lugar no dia 20 de março, no Edifício 10, sala 300, organizado pelo ILF em parceria com a Aprof e o Centro de Empregabilidade Francófono.

Moderado pelo Professor Doutor Abderahim Silva Rodrigues Dia, o encontro reuniu estudantes de francês do primeiro ao terceiro ano e três profissionais que utilizam o francês nos seus campos de trabalho: o jurista Doutor Paulo Monteiro, o agente comercial Doutor Elizandro Fernandes e a tradutora-intérprete Doutora Simone Pereira. Os convidados partilharam como a língua francesa impulsiona suas carreiras, destacando a diversidade de oportunidades profissionais além da docência.

Os estudantes participaram ativamente, levantando diversas questões que permitiram uma troca rica de experiências e perspectivas sobre a utilidade prática do francês no mercado de trabalho. Após duas horas de um diálogo aberto e construtivo, o moderador encerrou o evento, que se revelou uma verdadeira janela para novas possibilidades de carreira para os jovens cabo-verdianos na esfera da Francofonia.

Galeria de fotografias

IMG_0372.JPG

O Instituto da Língua Francesa (ILF) da Universidade de Cabo Verde realizou hoje a cerimónia de encerramento do mês da Francofonia com diversas atividades divertidas e educativas realizadas por escolas primárias e secundárias, que surpreenderam a plateia.

O evento visou encerrar este mês especial da Francofonia com várias atividades, de entre eles destaca-se a entrega dos diplomas do DELF, a entrega de certificados aos funcionários da UNICV, a sessão de poesias, danças, música, desfiles pelos estudantes do secundário e a projeção dos sketches promovidos pelos alunos das escolas de São Francisco, Salineiro e da Coordenação Concelhia da Praia. 

A cerimónia contou com discursos importantes da Embaixadora da França em Cabo Verde, Catherine Mancip, e do Reitor da Uni-CV, Arlindo Barreto, que destacaram a importância de celebrar a Francofonia e ressaltaram a língua francesa como meio de comunicação internacional e cultural.

Além disso, estiveram presentes no evento a Pró-Reitora para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão, o Diretor do ILF, Abderahim Dia, professores e alunos do ensino básico e secundário de agrupamentos do Tarrafal, Santa Cruz, São Miguel e Praia. Também marcaram presença os estudantes de francês das Forças Armadas de Cabo Verde e demais convidados.

O "Mês da Francofonia" é uma celebração anual realizada durante o mês de março para promover a língua francesa e a diversidade cultural dos países que compõem a comunidade francófona.

Durante esse período, são realizados eventos, atividades e iniciativas em todo o mundo para celebrar a Francofonia e destacar a importância da língua francesa como meio de comunicação internacional e cultural.

 

Galeria de fotografia

 

405747515_845962484198669_1644421600895514751_n.jpg

No dia 23 de novembro, teve lugar na Universidade de Cabo Verde a Comemoração do dia internacional do Professor de Francês. O evento reuniu professores de francês, financiadores (OIF e Embaixada de França em Cabo Verde) e autoridades académicas e governamentais para refletir sobre o tema da 5ª edição: ter orgulho de ensinar o francês.

A abertura do evento foi marcada por uma receção aos convidados ilustres, nomeadamente a Representante Regional da Organização Internacional da Francofonia (OIF), a Embaixadora de França em Cabo-Verde, a Ministra plenipotência na Direção de Política Externa de Cabo Verde e o Magnífico Reitor da Universidade de Cabo Verde.

Durante a cerimónia solene que marca a abertura as atividades comemorativas, O Presidente da Aprof sublinho o papel do professor de francês na construção dos homens capazes de enfrentar desafio do desenvolvimento económico e social de Cabo Verde. O Reitor da Uni-CV, o prof. Doutor José Arlindo Barreto enalteceu o facto de que o professor, além de ensinar matérias, transmite o que é sem se dar conta. No seu discurso, a Embaixadora de França enfatizou os valores universais que a língua francesa promove. Ela fez referência a alguns professores que perderam a vida na tentativa de transmitir estes valores, nomeadamente a paz, a tolerância e o respeito das diferenças. A representante da OIF destacou o papel da língua francesa no seu percurso profissional, antes professor e hoje diplomata. A Ministra sublinhou o papel facilitador da diplomacia cabo-verdiana na procura das parcerias bilaterais e multilaterais.

De seguida, os professores tomaram a palavra, numa conversa aberta onde se cruzou varias experiências profissionais e pessoais. Foi um momento de convívio e de partilha entre várias gerações de professores de francês. O Encerramento, foi marcado pela entregue de material áudio a algumas escolas e de certificado de participação. 

Galeria de Fotografias

IMG 8665 2

A Universidade de Cabo Verde recebeu no dia 10 de fevereiro a visita da Embaixadora da França em Cabo Verde, Catherine Mancip, para reforçar a cooperação com a França na área do ensino.

O encontro realizado no Conselho da Universidade, visou discutir a cooperação entre ambas as entidades, abordando a possibilidades de reforçar a parceria para a criação do laboratório de Língua Francesa, financiamento na área da tecnologia, a mobilização dos estudantes e reforçar a formação dos professores de língua francesa.

Proferindo o seu discurso, o Reitor Arlindo Barreto enalteceu o reforço da cooperação com a França, com a visibilidade de priorizar o trabalho da internacionalização e todas as ações que de certa forma sejam importantes para a Uni-CV.

“Nós não queremos deixar a cooperação francesa de lado porque é verdadeiramente uma instituição que nos aprecia, sobretudo nas atividades e trabalhos que fizemos antes, e hoje estamos cá para vos dizer que queremos reforçar esta cooperação”, adiantou o Reitor.

Por seu lado, a Embaixadora da França em Cabo Verde, Catherine Mancip, considerou ser “extremamente importante a relação de aproximidade entre as universidades”, tendo parcerias com centros de línguas e universidades em França que possam receber estudantes da Uni-CV para estágios.

Depois do encontro com a Equipa Reitoral no Conselho da Universidade (CONSU), a Embaixadora foi encaminhada para uma visita às diferentes instalações da Universidade.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account