producao mascarasNo âmbito do projeto “Formação para produção de máscaras com proteção ocular”, o Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) e a Faculdade de Educação e Desporto (FaED) da Universidade de Cabo Verde iniciaram uma ação de formação para a produção de máscaras comunitárias, na quarta-feira 28 de outubro, no Edifício da Escola Grande da Praia e no Mindelo.

O projeto “Formação para produção de máscaras com proteção ocular” pretende gerar a colaboração de uma equipa de professores/investigadores, envolvendo estudantes da Uni-CV bem como mulheres com deficiência, nas questões de solidariedade, informação e sensibilização para a proteção e prevenção da Covid-19, com ações de formação para a produção das máscaras comunitárias.

Incluem-se neste projeto ações de formação sobre boas práticas e higienização das máscaras com viseiras, como forma de prevenir contaminação com este ou outros microrganismos. No entanto, ultimamente, tem vindo a aumentar o número de países que estabelecem como obrigatório o uso de máscaras como medida de proteção individual pela população.

Assim, este projeto pretende conjugar os esforços, dinamizando algumas atividades de formação para a produção e higienização de máscaras caseiras com proteção ocular, segundo um modelo de referência Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), com adaptações e regulamentação nacional (ERIS). No âmbito deste projeto, por um lado, está contemplada a formação das mulheres costureiras com deficiência da ilha de Santiago, mais concretamente da Associação de Promoção e Inclusão de Meninas e Mulheres com Deficiência (APIMUD); por outro lado, visa um ato de voluntariado de apoio à comunidade académica da Universidade de Cabo Verde  bem como a outras ONGs, sensibilizando a comunidade para a proteção e prevenção da Covid-19.

Com este projeto, a Universidade de Cabo Verde está a dar mais um contributo científico a Cabo Verde no combate à Covid-19, com diretrizes que permitem uniformizar os critérios de produção de máscaras caseiras, de acordo com as indicações creditadas por organizações internacionais. Permite evitar uma falsa ideia de proteção, em que a população pode ser levada a fazer as suas máscaras caseiras mediante critérios aleatórios.

O mesmo projeto conta com o financiamento do UNFPA (Fundo das Nações Unidas para a População) e está a ser implementado pela Universidade de Cabo Verde através do Centro de Investigação e Formação em Género e Família e da Faculdade de Educação e Desporto.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account