visita EducacaoNo dia 29 de outubro, o Secretário de Estado para a Educação, Amadeu Cruz, visitou as instalações da Universidade de Cabo Verde na cidade da Praia, com vista a inteirar-se da situação do arranque do novo ano letivo, tendo em conta a pandemia da Covid-19.

O Secretário de Estado para a Educação, acompanhado do Diretor-geral do Ensino Superior, Aquilino Varela, e da Assessora do Secretário de Estado para a Educação, Ana Santos, foi recebido pelo Pró-reitor para Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária, Mário Lima, pela Pró-reitora para a Extensão Universitária, Maria de Lourdes Gonçalves, e pelos Presidentes e Vice-presidentes das Unidades Orgânicas da Uni-CV. 

Após a visita guiada às Faculdades e Escolas sediadas na cidade da Praia e o briefing sobre o funcionamento da Uni-CV durante a pandemia, feito pelo Pró-reitor para Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária, o Secretário de Estado para a Educação enalteceu o trabalho realizado pela Uni-CV no combate à Covid-19: “a Uni-CV está a cumprir com aquilo que são as recomendações emitidas pelo Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Saúde. Deu os passos necessários, deu o exemplo à sociedade cabo-verdiana de forma como podemos lidar com a esta nova realidade”.

“A Uni-CV esteve e continua sempre na linha da frente. É o centro de produção e difusão de conhecimento, portanto deve ser a Universidade de Cabo Verde, a maior do país, a dar o exemplo e estar na vanguarda não só nesta luta, mas também em outros setores de atividades. Esta Universidade está a cumprir o seu papel”, sublinhou Amadeu Cruz durante a sua visita à Uni-CV.

Por fim, visitou o Novo Campus da Uni-CV em Palmarejo Grande, para se inteirar do andamento das obras que, segundo disse, deviam estar concluídas em julho deste ano, mas que ficaram condicionadas devido à pandemia do novo coronavírus.

“As obras estão a bom ritmo, infelizmente esse ritmo foi prejudicado pela pandemia da Covid-19; não foi possível cumprir o prazo inicial que era termos a obra concluída no mês de julho de 2020. Infelizmente, alguns trabalhadores chineses tiveram de regressar à China e por causa disso, estamos com algumas limitações na conclusão das obras”, concluiu o Secretário de Estado para a Educação. 

O Novo Campus da Uni-CV que é financiado pelo Governo da China, foi projetado para acolher 4.890 estudantes e 476 docentes em cada período, com 61 salas de aula, cinco auditórios com capacidade para 150 lugares, oito salas de informática, oito salas de leitura para estudantes e 35 laboratórios.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account