dana_moller-faria.png

A Universidade de Cabo Verde criou o Instituto de Língua Inglesa (ILI), com o nome “Dana Mohler-Faria”, na quinta-feira, 3 de dezembro, no auditório da Reitoria, no Plateau (Praia).

O Instituto de Língua Inglesa “Dana Mohler-Faria” é mais um projeto incluído no quadro de um vasto programa de difusão das línguas e culturas de outros países com os quais a Uni-CV tem uma parceria muito forte e, especificamente, de difusão da língua e da cultura anglófona.

A Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, afirmou que os grandes objetivos com a criação do Instituto da Língua Inglesa são:

  • Criar oportunidades para que a comunidade académica (estudantes, funcionários e docentes) possa aumentar a sua performance linguística em inglês, francês e outras línguas com as quais Cabo Verde tem um contacto direto;
  • Permitir aos Cabo-verdianos que queiram frequentar um curso de línguas, nomeadamente de inglês, que possam ter acesso a um leque de ofertas, nomeadamente, cursos mais especializados, como o inglês instrumental, de negócios ou outros fins e especificidades;
  • Permitir também que a comunidade possa conhecer os países anglófonos, nomeadamente os Estados Unidos, através da sua cultura, literatura e língua.

ILI site

A Reitora não deixou de justificar a escolha do nome “Dana Mohler-Faria” para o Instituto de Língua Inglesa, por várias razões, destacando:

  • Dana Mohler-Faria é uma pessoa que se empenhou pessoalmente para o projeto da Universidade de Cabo Verde desde a época da comissão instaladora; em segundo lugar, pelo papel que desempenhou no desenvolvimento das relações entre a Uni-CV e as Universidades de Estados Unidos e, por último, por ser um símbolo que representa um caso de sucesso de um Cabo-verdiano na diáspora.

O Ministro de Ensino Superior, Ciência e Inovação, Doutor António Correia e Silva, afirmou que Dana Mohler-Faria é um justo merecedor desta homenagem e que acompanhou o desenvolvimento da própria universidade, num trabalho de muitos anos.

O Ministro realçou que a universidade só é universidade quando for plurilíngue, e concluiu que o próprio país, devido a sua dimensão, deve ser plurilíngue para se poder afirmar no mundo.

ILI

O Instituto de Língua Inglesa Dana Mohler-Faria da Universidade de Cabo Verde pretende responder a um apelo duplamente simbólico que é o de dotar a Uni-CV de um centro especializado da língua mais importante do mundo e homenagear um filho da diáspora, um caso de sucesso, que apoia a Universidade de Cabo Verde desde a sua instalação.

“Os meus avós deixaram este país por motivos que se prendem com a opressão política e a pobreza. Sem futuro e esperança, foram para América, por isso, ter a honra de voltar a este país como presidente de uma universidade e contribuir para o desenvolvimento da universidade e outras questões de Cabo Verde tem sido maravilhoso”, frisou Dana Mohler-Faria.

Para Dana Mohler-Faria é uma honra ter um instituto com seu nome, mas o mais importante é a oportunidade que muitos jovens cabo-verdianos irão ter de aprender inglês e ter um futuro promissor.

No ato da inauguração do ILI estiveram presentes a Reitora da Uni-CV, membros da equipa reitoral, a Diretora dos Serviços de Documentações e Edições, Dr.ª Elizabeth Coutinho, o Embaixador dos EUA, Donald Heflin, o Presidente da Bridgewater State University, Frederick Clark, o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, a Presidente do Departamento de Ciências Socias e Humanas, Professora Doutora Irene Cruz, o Presidente da Escola de Negócios e Governação, Doutor Jorge Dias, docentes e outros convidados. 

 

Uni-CV inaugura Instituto de Língua Inglesa Dana Mohler-Faria

logotipo unicv final
A Universidade de Cabo Verde vai inaugurar o Instituto de Língua Inglesa Dana Mohler-Faria, na quarta-feira, dia 3 de dezembro, às 16h:15m, no auditório da Reitoria, no Plateau.

O discurso da abertura será proferido pela Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento.

A Uni-CV criou as condições para a implementação do seu programa de promoção e desenvolvimento das línguas. A formação e a investigação para as línguas pertinentes foram identificadas como áreas de atuação prioritárias na Uni-CV, dadas as necessidades que se fazem sentir no país, ocasionadas pela dinâmica internacional que o contexto geoestratégico do país impõe.

A Universidade de Cabo Verde irá inaugurar oficialmente o Instituto de Língua Inglesa Dana Mohler-Faria. A solenidade de inauguração contará com a participação do Embaixador dos EUA, Donald Heflin, do Presidente da Bridgewater State University, Frederick Clark, da Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, de membros da equipa reitoral, dirigentes e docentes da Uni-CV.

De recordar que Dana Mohler-Faria teve uma carreira de 24 anos na Bridgewater State University (BSU), tendo sido o 11º Presidente da instituição desde que foi criada como um colégio de formação de professores, em 1840, por Horace Mann. Foi sob a liderança de Mohler-Faria, que se aposentou a 30 de junho último, que a BSU evoluiu para o nível de universidade. Este professor, que é também um veterano da Força Aérea dos EUA (1966 a 1970), foi condecorado pelo Presidente da Republica, Dr. Jorge Carlos Fonseca, a 20 de Abril deste ano com a Primeira Classe da Medalha de Mérito. Tratou-se de um reconhecimento do Estado de Cabo Verde pelo contributo pessoal e profissional deste docente, considerado decisivo para a consolidação das relações de amizade entre o nosso país e os Estados Unidos.

Dana Mohler-Faria também foi galardoado "Homem do Ano" pelo Centro Cultural Cabo-verdiano do Oak Grove, nos Estados Unidos da América.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account