distance learning

A formação na área de Ensino à Distância (EaD), tendo em conta a adaptação ao ensino misto (com momentos presenciais e a distância) que a realidade exige, é o mote da nova edição de inovação pedagógica da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). Esta nova edição vai ocorrer de 21 a 29 de setembro, online e presencial, no Campus de Palmarejo.

A formação em Ensino à Distância tem uma duração de 30 horas e destina-se a todos docentes da Uni-CV que desejam desenvolver atividades pedagógicas com recurso às TIC, tendo por base o Moodle como LMS de eleição, assim como outras ferramentas auxiliares de produção/apresentação de conteúdos.

Entre os temas das várias formações/sessões incluídas na formação, estão a configuração de pautas, Bigbluebotton, a criação e configuração teste, MS Teams/Stream/Forms, introdução ao Office 365 e à plataforma Moodle.

O programa de capacitação dos docentes da Uni-CV envolverá três grandes domínios de competências a saber: i) domínio tecnológico, cujo objetivo é fornecer uma orientação para o uso adequado das TIC; ii) domínio pedagógico, que tem como objetivo a aplicação de ferramentas TIC no processo de ensino e aprendizagem, tendo como base os conhecimentos essenciais de didática e pedagogia nomeadamente nas metodologias de ensino para a modalidade à distância; no processo de avaliação das aprendizagens; na produção de conteúdos pedagógicos; na organização curricular e planificação didática; na coordenação interdisciplinar e supervisão pedagógica entre outras, e iii) domínio relacional/comunicacional, que visa essencialmente o uso adequado dos formalismos linguísticos e das técnicas de comunicação em contexto de ensino/aprendizagem envolvendo jovens e adultos.

As vagas são limitadas, pelo que os interessados em frequentar uma ou mais ações devem inscrever-se através formulário online. Para mais informações, os interessados devem contactar o Núcleo de Apoio de Ensino à Distância através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account