Comemoração Dia Internacional do Sistema de Informação Geográfica

VER GALERIA

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde acolheu a comemoração do Dia Internacional do Sistema de Informação Geográfica, no dia 15 de novembro, no auditório do Campus do Palmarejo.

A cerimónia de abertura foi realizada pela Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, na qual relembrou como se iniciaram as primeiras formações em Sistemas de Informação Geográfica:

“(…) aconteceram no início dos anos 2000, promovidas pelo Professor António Brito, que também colaborou muitos anos com a Universidade de Cabo Verde. Estudou a ferramenta em Cabo Verde, com mais alguns colegas do Instituto Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos e iniciaram o processo de divulgação da ferramenta”, frisou a Reitora.

“A Universidade de Cabo Verde, apesar de ter 10 anos de existência enquanto universidade, tem uma história de muitos mais anos. No Instituto Superior de Educação, uma das instituições que integrou a Universidade de Cabo Verde, já se utilizava o GIS (Sistema de Informação Geográfica), precisamente na altura que o Professor António Brito iniciou o processo de divulgação da ferramenta em Cabo Verde”, finalizou.

Por sua vez, o representante da ESRI Portugal, Dr. Nuno Coelho, sublinhou que a parceria existente com a Universidade de Cabo Verde é um dos grandes objetivos para este ano. Espera que os alunos tenham a noção e o acesso a toda tecnologia que está disponível no âmbito do acordo de parceria com a Uni-CV.

Procedeu-se depois às apresentações das comunicações em torno de temas como criminalidades, inovação e cadastro único social, entre outras.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account