Encontro_socializacao.gifA Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde (FCSHA|Uni-CV) realizou um encontro de socialização da proposta de curso de licenciatura em Segurança Pública e Proteção Comunitária, com o objetivo de promover a reflexão sobre a temática da segurança pública.

A sessão, que decorreu na quarta-feira, dia 14 de abril, através da plataforma online Teams, procurou fomentar o diálogo sobre a proposta da licenciatura em Segurança Pública e Proteção Comunitária, sobretudo na conjuntura atual que o país vem enfrentado a nível de segurança. 

O Vice-reitor para Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, João Cardoso, disse, durante a sessão de abertura, que a proposta do curso em Segurança Pública e Proteção Comunitária é um motivo de regozijo porque a Universidade, ao apresentar esta proposta formativa a nível de licenciatura, está a consolidar a sua intervenção dentro da fileira de formação em segurança pública, que é um setor estratégico. “Vamos ter uma oferta de formação muito bem concebida e seguramente dará resposta àquilo que são as necessidades no setor da segurança nomeadamente, mas também acabará por dar resposta a necessidade da nossa sociedade, que é sobretudo ter massa crítica neste domínio para o desenvolvimento deste país”.

Trata-se de uma nova oferta formativa cujo propósito é preparar profissionais orientados para o desempenho de funções polivalentes no amplo campo da segurança. Tem, ainda, como objetivo responder ao desafio de melhorar os recursos humanos do setor da segurança em matéria de conhecimento dos desafios globais e contemporâneos da segurança, através de contributos para a melhoria do funcionamento das instituições do Estado, organizações internacionais e estruturas da sociedade civil, no concernente à aferição, controlo de qualidade e desenvolvimento de ações para a garantia dos direitos à vida, à liberdade e à segurança pessoal e comunitária.

A proposta de curso de licenciatura em Segurança Pública e Proteção Comunitária foi apresentada pelo docente da FCSHA, Daniel Medina, e pelo ex-estudante do curso de Relações Públicas e Secretariado Executivo e especialista em segurança, José Rebelo.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account