Fórum Virtual do Agronegócio nos PALOP

Forum agronegocio

A Escola de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade de Cabo Verde (ECAA/Uni-CV), em parceria com o Centro de Estudos Africanos para Desenvolvimento e Inovação (CEADI), organiza, entre os dias 8 e 9 de abril, o 1º Fórum Virtual do Agronegócio nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), sob lema "Pensar o Agronegócio nos PALOP, o Presente e o Futuro".  

O Fórum acontece online e presencial no Polo III da Uni-CV, em Assomada, das 9h às 13h, totalmente gratuito e com a presença de nomes importantes do setor na iniciativa privada e no poder público. Serão abordados temas diversos e focados no debate dos assuntos mais urgentes e atuais para os PALOP.

Entre os temas abordados, tem destaque: a produção e industrialização dos alimentos, a cadeia de valor de produtos agropecuários; a certificação dos produtos agropecuários made nos Estados membros, a política comercial e de promoção de desenvolvimento socioeconómico nas zonas rurais bem como estratégias de inovação no setor.

A agricultura representa 32% do Produto Interno Bruto (PIB) africano, sendo que 69% da população africana trabalha na agricultura e 79% das terras aráveis não cultivadas ficam na África. Face à crescente e frequente mudança das alterações climáticas, o setor de Agronegócio continua a ser a mais afetado devido a mudança na severidade de eventos extremos, no número de graus-dia de crescimento devido as alterações na temperatura do ar, na modificação na ocorrência e na severidade de pragas e doenças, entre outros. Sendo assim, o Fórum procura promover um espaço de reflexão num formato inovador, propício à troca de experiências por meio de debate dos desafios presentes e oportunidades atuais e futuras da cadeia produtiva agropecuária.  

Programa do evento (pdf)

virtual.jpg