Área de formação

Economia, Gestão e Administração 

Duração

2 anos / 4 semestres

Total de créditos

120 créditos

Período

 Pós-Laboral e Sábados

Propina

Mensal 15.000 ECV

Unidade orgânica

Escola de Negócios e Governação 

Objetivo

A pós-graduação em Economia e Finanças tem por objetivo fornecer uma formação especializada, para profissionais da área e executivos, orientada para o aprofundamento de conhecimentos, no domínio da economia, finanças e mercados. Apresenta uma forte vertente profissionalizante, que acentua no conhecimento técnico/científico e a sua aplicação prática, visando satisfazer as necessidades dos formandos que pretendem fazer carreira no domínio de avaliação económica, avaliação de títulos e derivados, gestão de risco, gestão bancária, políticas e finanças públicas, consultaria económica e financeira, corretagem, e outras áreas afins. 

O Mestrado em Economia e Finanças visa proporcionar aos estudantes e profissionais do mercado, cuja atividade ou interesse estão relacionados com problemáticas do mundo económico e das finanças, uma sólida formação em teoria económica e financeira. Formação esta, que pode ser aplicada na análise de questões atuais do mercado financeiro nacional e internacional, da organização e regulação económica e da política económica. 

Perfil de entrada

O curso destina-se aos profissionais (com nível mínimo de licenciatura) nacionais ou internacionais que atuam na área económica e/ou financeira em organizações nacionais ou internacionais, quer sejam do público ou privado. Dado que o curso apresenta uma forte vertente quantitativa, deseja-se que os candidatos possuam um nível robusto de estatística ou econometria. Podem também candidatar licenciados dos cursos de Ciências Empresariais e áreas afins que pretendem adquirir conhecimentos específicos ou que pretendem fazer carreira no domínio de avaliação económica, avaliação de títulos e derivados, gestão de risco, gestão bancária, políticas e finanças públicas, consultoria económica e financeira, corretagem, e outras áreas afins.

Perfil de saída

Gestor de Carteira de Clientes; Consultor e Analista de Mercados, Banca e Seguros; Gestor de Fundos de Pensões; Analista Económico e Financeiro; Consultor Económico e Financeiro; Gestor Bancário e de Instituições Governamentais e Internacionais; Docência e investigação com competência para prosseguirem programa doutoral em economia Aplicada ou Finanças empresariais e outras áreas afins.

Links úteis
  • Candidatar
  • Docentes
  • Testemunhos
  • Manifestar interesse
  • Histórico do curso
Plano curricular

1º Semestre

Unidades Curriculares

H/Contacto ECT
Macroeconomia 
32 5
Economia Monetária e Financeira 26 4
Economia Matemática- Análise de Equilíbrio 30 5
Microeconomia  32 5
Finanças Empresariais e Projet Finance 34 5
Econometria e Métodos de Previsão 36 6

 

2º Semestre

Unidades Curriculares

H/Contacto ECT
Mercados e Investimentos Financeiros
30 5
Regulação dos Mercados e Concorrência 28 4
Economia de Informação e Incerteza 32 5
Modelos de Crescimento e Desenvolvimento  30 5
Economia Bancaria e Risco 34 5
Econometria Aplicada a Finanças 36 6

 

3º Semestre

Unidades Curriculares

H/Contacto ECT
Seminário de Epistemologia e Métados em Economia
30 17
Tutorias e Qualificação do Projeto 20 13

 

4º Semestre

Unidades Curriculares

H/Contacto ECT
Trabalho Final do Mestrado
5 6