A EquipaIMG 9947 reitoral da Uni-CV recebeu na terça-feira, dia 08 de dezembro, dois representantes das Nações Unidas em Cabo Verde, para uma reunião de alinhamento e cooperação rica e produtiva.

Este encontro foi realizado na sala de reuniões da Reitoria, Plateau, e contou com a estimada participação do Responsável das Parcerias e do Financiamento para o Desenvolvimento do Escritório da Coordenadora Residente das Nações Unidas, Sergio Novás Tejero, e do Economista Chefe do mesmo Escritório, Sébastien Vauzelle. Em representação da Reitora da Uni-CV, participaram o Vice-reitor para Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, João Cardoso, do Pró-reitor para Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária, Mário Lima, da Pró-reitora para a Extensão Universitária, Lourdes Maria Gonçalves, e do Assessor para Relações Internacionais, Cooperação e Mobilidade, Bruniguel Andrade.

A reunião tinha como objetivo principal analisar como crescer e aumentar a relação de parceria e trabalho entre as Nações Unidas e a Uni-CV. Os representantes das Nações Unidas realçaram o interesse da instituição internacional em entender melhor quais são as prioridades da Uni-CV, para poder identificar possíveis pontes de cooperação.IMG 9940

Uma ampla gama de assuntos foi discutida no encontro, ao longo do qual os participantes tiveram a oportunidade de expor e questionar possíveis eixos de colaboração entre ambas as instituições. Entre as mais importantes, a Uni-CV insistiu sobre a importância da capacitação dos jovens em setores chave para o país, como a pesca, a agricultura ou a saúde, em particular através do empreendedorismo e junto dos estudantes e famílias mais vulneráveis. Os representantes das Nações Unidas aprovaram esta visão, insistindo sobre o fato de que o papel das Nações Unidas é justamente apoiar os países “para que ninguém seja deixado para trás neste processo de desenvolvimento e de redução da pobreza”, segundo as palavras do Sébastien Vauzelle.

O alinhamento das visões entre os participantes deixou prever uma colaboração reforçada entre as instituições, principalmente para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 20/30, em termos de apoio social e familiar, questões de género, literacia digital, entre outros.

No quadro das missões das Nações Unidas, o Sergio Novás Tejero e o Sébastien Vauzelle destacaram a importância do trabalho da Universidade para capacitar e preparar os estudantes para entrar no mercado do trabalho. Demonstraram a sua disponibilidade para apoiar as relações entre a Uni-CV e o mercado do trabalho, seja no setor público ou privado, para sempre melhorar a empregabilidade dos estudantes e o benefício que irão trazer para o país em geral. Esta preocupação torna-se ainda mais relevante no contexto atual de Covid-19, no qual os jovens devem assumir um papel importante no processo de adaptação contínua da sociedade.

IMG 9947De forma mais geral, todos concordaram em reforçar os laços de cooperação, seja através de projetos da Uni-CV já existentes juntos dos órgãos das Nações Unidas (FAO, PNUD, entre outros), seja através de novos projetos a serem elaborados e implementados.

No final da reunião, ficou a promessa que as Nações Unidas irão visitar projetos da Uni-CV no terreno, e que os participantes irão se reunir de novo no início do próximo ano para avançar em próximos passos concretos no âmbito das áreas de cooperação supramencionadas.