Licenciaturas 2024/25
Licenciaturas 2024/25
previous arrow
next arrow

inauguracao_laboratorio.jpg

Foi inaugurado na quarta-feira, 18 de novembro, o Laboratório de Enfermagem da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Localizado no Campus do Mindelo, no edifício do antigo liceu Gil Eanes, o espaço foi renovado e ganhou equipamentos, com o financiamento da Embaixada do Japão em Senegal (acreditada para Cabo Verde), no valor de 76 275 euros, ou seja, 8 410 463 escudos.

O local tem capacidade para receber 24 estudantes e conta com equipamentos adaptados ao ensino, como manequins para simulação de diversos procedimentos de enfermagem (obstetrícia, pediatria, médico cirúrgico, emergência e urgência), materiais cirúrgicos, materiais de primeiros socorros, técnicas de punção e administração terapêutica. Assim, os académicos podem realizar, de forma experimental, os procedimentos e dinâmicas desempenhados pelos enfermeiros dos diversos níveis de atenção à saúde.

125529147 729569004318001 882837590199766884 o

 

A inauguração foi presidida pelo Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, que classificou o ato de extrema importância para o país, especialmente no momento em que o mundo atravessa essa pandemia que afeta a todos. “Não poderia estar mais satisfeito de estar aqui no laboratório, com equipamentos doados através da cooperação com o Japão. Esta doação será bem aproveitada pelos estudantes e docentes, melhorando o setor da saúde em Cabo Verde”.

 

 

Embaixador Japao

O Embaixador do Japão, Dr. Tatsuo Arai, afirmou que esta doação vem em boa hora, referindo-se à atual condição de pandemia em que vivemos e que implica a necessidade de uma reforma no setor da saúde. Referiu que o equipamento vem reforçar as capacidades dos estudantes bem como o compromisso da Universidade de Cabo Verde na formação e capacitação de futuros médicos e enfermeiros de qualidade. Destacou ainda que a doação marca mais um passo na parceria entre Cabo Verde e Japão, que se espera ser de longo prazo. Concluiu dizendo que está convicto que a Uni-CV desempenha e continuará a desempenhar um grande papel no desenvolvimento de Cabo Verde.

 

 

IMG 9987

 

Na cerimónia de inauguração e descerramento da placa, a Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, avançou que a instalação do laboratório marca mais uma etapa do desenvolvimento do setor da saúde e em particular da enfermagem. Trata-se de uma infraestrutura de extrema relevância e que irá impactar positivamente o curso de licenciatura em Enfermagem da Uni-CV em São Vicente, por constituir um espaço de realização de práticas clínicas fundamentais para o reforço do perfil de saída dos estudantes, completando assim as condições de funcionamento já existentes no Polo I da cidade da Praia. 

 

 

deisa semedo

A Coordenadora do Grupo Disciplinar do curso de Enfermagem, Deisa Semedo, destacou a união entre o  curso de Enfermagem e a Embaixada do Japão que se desenvolve por um laço de cooperação desde 2008, aquando do arranque da primeira turma do curso de licenciatura em Enfermagem na Uni-CV. “Mais uma vez renovamos, desta feita no Mindelo, que sem sombra de dúvidas vai ser um divisor de água no processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes e consequentemente na saúde da população, principalmente na região norte do país”.

 

 

 

 

125893767 729570200984548 2516477003720304731 o

Representando os estudantes de Enfermagem em São Vicente, a estudante Márcia Rocha agradeceu ao Governo japonês por proporcionar a todos materiais que aumentarão as possibilidades de todos os estudantes de enfermagem para se tornarem profissionais com maiores capacidades de atuação e resposta nas suas comunidades. Reconheceu ainda que devido ao alto custo destes equipamentos, comprometem-se juntamente com os professores e responsáveis do laboratório participar ativamente na gestão dos mesmos, permitindo que mais gerações de estudantes de enfermagem possam igualmente usufruir dos materiais nas suas melhores condições.

Prestigiando o momento do desenlace, estavam presentes o Ministro da Economia Marítima, o Pró-reitor para Investigação e Inovação Tecnológica, Aristides Silva, docentes, estudantes e os demais convidados.

 

Foto_Noticia-01.jpg

 

 

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account