Eventos Uni-CV

Simpósio | Flora e Recursos Naturais das ilhas de Cabo Verde

ecaa-SIMPÓSIO.png

O Simpósio “Flora e Recursos Naturais das ilhas de Cabo Verde” pretende apresentar os avanços realizados nos últimos anos sobre a conservação da flora e recursos naturais das ilhas de Cabo Verde, privilegiando estudos comparativos entre regiões continentais de África e Cabo Verde, enquadrando-os no contexto mais amplo da região da Macaronésia.

Será dado especial destaque a redes colaborativas e ações de capacitação ao nível da pós-graduação, nomeadamente Mestrados e Doutoramentos, que têm contribuido para formar alunos de Cabo Verde e que promovem o desenvolvimento de investigação de excelência em várias áreas científicas, como as da agricultura sustentável, da flora e dos recursos naturais ou das alterações climáticas.

O evento acontecerá no dia 20 a 22 de abril, sendo a abertura oficial no dia 21, pelas 8:30 no auditório 102, e via Zoom. O mesmo envolverá todos os interessados ligados ao setor da conservação da flora e recursos naturais, assim como a generalidade da comunidade científica com interesse na valorização do património natural.

Este Simpósio está estruturado numa sessão plenária proferida pelos organizadores do evento intitulada “Conservação e Diversidade da Flora de Cabo Verde” e duas sessões temáticas com comunicações orais sobre a “Utilização Sustentável dos Recursos Naturais das ilhas de Cabo Verde” e “Cooperação, Investigação Científica & Redes Internacionais”.

No último dia de congresso (22 de abril) está previsto uma visita ao Parque Natural da Serra Malagueta, a maior área protegida da ilha de Santiago e onde se poderá observar diferentes espécies endémicas da flora de Cabo Verde.

O Simpósio “Flora e Recursos Naturais das ilhas de Cabo Verde”, de carácter interdisciplinar, é organizado no âmbito do Projeto: “CVAgrobiodiversity - Climate changes and plant genetic resources: the overlooked potential of Cabo Verde’s endemic flora”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em parceria com a Aga Khan Development Network (AKDN).

O projeto é coordenado pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa (Portugal), e tem como parceiros em Cabo Verde o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), a Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), a Direcção Nacional do Ambiente (DNA) e a Associação Projeto Vitó. Em Portugal, tem ainda como parceiros a Academia das Ciências de Lisboa (ACL), a Universidade dos Açores (UAz) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Consulte o programa do evento.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account