Eventos Uni-CV

Seminário | Qual a relevância dos estudos sobre Marcus Garvey?

Garvey 1Na próxima quinta-feira, 13 de abril, A Direção do Mestrado em Relações Internacionais e Diplomacia Económica (RIDE) da Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde, realizará um seminário intitulado: “Qual a relevância dos estudos sobre Marcus Garvey?”.

O seminário será ministrado pelo Doutor Kwesi M. H. Ta Fari (F. Gomes), pelas 17h30, e poderá participar em modo presencial no Ed. 7 – Sala 204, Campus do Palmarejo Grande, ou então através do endereço Participar_Seminário.

O Doutor Kwesi M. H. Ta Fari (F. Gomes) é Historiador (PUC-Rio), Pós-Graduado em História da África e do Negro no Brasil (UCAM), Mestre em Educação (UFC) e Doutor em Educação (UFC). Coordena o projeto Afrika Shen (Cabo Verde), ministra aulas e demonstrações de Wat Maat (Kemetic Yoga) e é pesquisador visitante na Fundação Amílcar Cabral (Cabo Verde). Há dois anos trabalha na produção de uma trilogia histórica, enciclopédica e cartográfica sobre o Nacionalismo Africano Universal (1850-2020).

Garvey 1

Resumo do Seminário: “Qual a relevância dos estudos sobre Marcus Garvey?”

A questão título serviu de base para uma investigação acadêmica sobre o pensamento intelectual de Marcus Garvey, liderança sociocomunitária, jornalista e Nacionalista Negro Universal.

Marcus Garvey nasceu na Jamaica em 1887 e entre os anos de 1914-1940 dirigiu a Universal Negro Improvement Association (UNIA), a organização sociocomunitária mais influente na geopolítica Pan-Africana do século 20. Reconhecendo a diminuta circulação dos escritos de Marcus Garvey e da literatura influenciada pelas ações da UNIA, os objetivos deste encontro no Seminário de RIDE são:

1. Justificar a relevância do estudo sobre o pensamento intelectual de Marcus Garvey;

2. Apresentar os resultados de um estudo propositivo sobre o pensamento educacional e político de Marcus Garvey;

3. Exemplificar dois recursos para o ensino teórico e prático da filosofia do Nacionalismo Negro Universal, formulada por Marcus Garvey;

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account