Eventos Uni-CV

2.ª Conferência Inter-regional Pan-africana da AUF: África Científica e Plurilingue

eventos AUF social Design ocult

eventos AUF social Design

A Agência Universitária da Francofonia (AUF) organiza em parceria com o Ministério da Educação de Cabo Verde e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), a 2.ª edição da Conferência Inter-regional Pan-africana da AUF: África Científica e Plurilingue, nos dias 12 e 13 de abril de 2023, pelas 9:30 no Centro de Convenções da Uni-CV, Cidade da Praia.

O tema desta conferência será “Empregabilidade e o empreendedorismo dos estudantes e dos aprendentes” e será dinamizada pelo Reitor da Agência Universitária da Francofonia, o Professor Doutor Slim Khalbous, pela Secretária do Estado do Ensino Superior de Cabo Verde, Professora Doutora. Eurídice Monteiro e pelas delegações ministeriais e universitárias de oito países: Angola, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Moçambique, Senegal e São Tomé e Príncipe.

Na primeira edição desta conferência internacional, os Ministros responsáveis pelo Ensino superior e os Reitores das universidades de Senegal, Cabo Verde, Guiné, Guiné-Bissau e Gâmbia, se reuniram em Ziguinchor (Senegal), e subscreveram a pertinência da criação de uma rede e a calendarização de um encontro anual dos Ministros do Ensino Superior e dos Reitores.

O tema desta 2.ª edição abordará sobre as grandes reformas empreendidas pelos intervenientes desta área, nomeadamente a adoção do Estatuto Nacional do Estudante Empreendedor (ENEE) no Senegal e na Guiné, e a inauguração prevista dos Centros de Empregabilidade Francófonos (CEF) em Banjul (Gâmbia) e na Praia (Cabo Verde).

A conferência pretende partilhar experiências e identificar as oportunidades de parceria entre os países e instituições do Ensino Superior do Continente Africano, na promoção da empregabilidade e do empreendedorismo dos estudantes e aprendentes.

No fim destes dois dias de conferência, será assinado um acordo de cooperação que reforçará o compromisso dos intervenientes da rede da Africa Científica e Plurilingue, de trabalhar em sinergia, com vista à promoção do empreendedorismo e da empregabilidade dos jovens a nível do continente.

O evento será transmitido no nosso canal no YouTube e via plataforma Zoom

Consulte o programa da conferência.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account