Eventos Uni-CV

Conferência | “Património e Patrimónios Classificados: O caso do Alentejo (Portugal)"

thumbnail Cátedra UNESCO História e Património Feed

No âmbito da celebração dos 20 anos da Convenção da UNESCO sobre o Património Imaterial, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) através do polo da Cátedra UNESCO História e Património, em parceria com o Instituto do Património Cultural (IPC), realizam a conferência sobre Património e patrimónios classificados: O caso do Alentejo (Portugal), no dia 11 de janeiro, pelas 10:30, no auditório do Arquivo Histórico Nacional.

A conferência será proferida pela Prof. Doutora Maria Filomena Gonçalves, da Universidade de Évora, que pretende apresentar algumas reflexões no contexto conceitual de património e os pressupostos da Convenção da UNESCO.

Dentro do tema, serão também abordados exemplos do património imaterial da região de Alentejo, e como forma de apresentar a salvaguarda, serão analisados casos que realçam a sua diversidade de expressões do património intangível de “patrimonialização formal”, de manifestações culturais às quais a UNESCO reconhece como valor universal.

Maria Filomena Gonçalves é docente da Universidade de Évora, membro do Conselho
Consultivo da UNESCO Chair in Intangible Heritage and Traditonal Know-How: Linking Heritages/Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional, ademais de ser Vice-Presidente do Conselho Científico da Escola de Ciências Sociais.

 

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account