PUB

Opinião

Medicamentos usados para tratamento da COVID-19

Por: João Manuel Lopes Moreno*

A doença de coronavírus 2019 (COVID-19) apresenta um desafio sem precedentes na identificação de medicamentos eficazes para a sua prevenção e tratamento.

Devido ao ritmo acelerado da descoberta científica e dos dados clínicos gerados por grande número de pessoas infetadas pelo SARS-CoV-2, os pesquisadores e profissionais da saúde precisam de evidências precisas para o tratamento eficaz desta infeção.

Atualmente, mais de 300 ensaios clínicos ativos de tratamento (medicamentos) estão em andamento. Por enquanto, não existem evidências de ensaios clínicos randomizados (ECR) de qualquer terapia medicamentosa aprovadas pelas autoridades médicas e sanitárias que apresenta resultados positivos em pacientes com COVID-19.

Os pesquisadores de vários centros de investigação no mundo testaram milhares de medicamentos que já têm a eficácia comprovada para outras doenças e que são comercializados em farmácias. Abaixo encontram alguns medicamentos relevantes usados atualmente no tratamento da COVID-19:

Dexametasona

A dexametasona é um medicamento utilizado para aliviar inflamações e tratar doenças imunossupressora como a artrite reumatoide, alergias, asma entre outras enfermidades. Pesquisadores da Universidade de Oxford afirmaram que a droga reduz a incidência de mortes pela COVID-19 e os resultados demostraram a redução de um terço das mortes em pacientes em estado grave que receberam este medicamento.

Anticorpos monoclonais

Os Anticorpos monoclonais, são moléculas que podem imitar os anticorpos do sistema imunológico humano e podem ser utilizados para destruir as células cancerígenas. Em relação à COVID-19, este anticorpo reforça o sistema imunológico com anticorpos contra regiões específicas do novo coronavírus.

Hidroxicloroquina e cloroquina

A Hidroxicloroquina e cloroquina, são medicamentos com efeito modulador. São utilizados para tratar doenças autoimunes como os lúpus e artrite reumatoide, e também no tratamento da malária. No caso da COVID-19, a sua eficácia não é comprovada, sendo que alguns testes indicam melhora dos pacientes e outros indicam que a droga não tem efeito no tratamento.

Azitromicina

Azitromicina é um antibiótico com efeito antibacteriano. O medicamento é usado combinado com a cloroquina/hidroxicloroquina. Não existe ainda a comprovação científica da sua eficácia em relação à COVID-19.

Remdesivir

Nnão existem pesquisas que comprovem a eficácia e a segurança deste medicamento. No entanto foi aprovado nos Estados Unidos para o uso em tratamento de pacientes com a COVID-19 em estado grave.

   Heparina

Estudos feitos na Unifesp/Brasil apontam que este medicamento é eficiente para evitar quadros de coagulação, e parece ser capaz de dificultar a entrada do novo coronavírus nas células.

* PhD in Toxicology and Toxicological Analyses

Professor at Faculty of Science and Technology / Uni-CV

Email: joao.moreno@docente.unicv.edu.cv

PUB

PUB

PUB

To Top