Erik.jpg

O docente e investigador da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA) da Uni-CV, Erik Sequeira, publicou recentemente um artigo científico sobre a avaliação das necessidades hídricas para culturas hortofrutícolas em regiões áridas, numa revista internacional Nutrition and Food Science International Journal.

O artigo, intitulado “Avaliação das necessidades hídricas para culturas hortofrutícolas em regiões áridas”, foi publicado por Erik Sequeira. Este estudo procurou avaliar as necessidades hídricas de algumas culturas hortícolas e uma fruteira na ilha de São Nicolau. 

Para o estudo, foram selecionadas 12 culturas dentro das mais utilizadas pelos agricultores da zona e foram criados 3 cenários de precipitação. O cenário 1 corresponde ao ano com menor precipitação; o cenário 2 é a média dos valores registados ao longo da série; e o cenário 3 o ano com maior precipitação. As necessidades hídricas das culturas nos três cenários foram avaliadas com recurso ao método Hargreaves–Samani, previamente calibrado. Os consumos de água pelas culturas não foram significativamente diferentes nos três cenários, residindo a diferença na quantidade de água resultante da precipitação que poderá ficar armazenada e, assim, determinar qual a área que poderá ser dedicada a agricultura de regadio.

As culturas de alface, pepino, pimentão e cenoura, sendo entre as culturas estudadas as que apresentaram menor exigência em água, devem ser objeto de uma aposta clara quer pelo Ministério e as suas Delegações, quer pelos agricultores. 

O estudo foi publicado em co-autoria com o Professor Catedrático Aposentado do Instituto Superior de Agronomia, Pedro Leão, e do Engenheiro da Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego, António Russo.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account