Em reação à notícia sob o título “Estudantes do 4º de Educação Física e Desporto da Uni-CV recusam repetir estágio” divulgada no jornal MindelInsite, no dia 16 de maio e assinada pela jornalista Constância de Pina, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), exercendo o direito ao contraditório, mas sobretudo, querendo esclarecer o jornal, os estudantes e a opinião pública expõe o seguinte:

O Estágio Pedagógico é uma Unidade Curricular do Plano de Estudos do 4º ano do curso de Licenciatura em Educação Física e Desporto e decorre nos dois semestres (7º e 8º semestres), sendo que o 2º semestre foi interrompido logo no início por causa da pandemia do Covid 19. Por isso, não está em causa a repetição do estágio, mas sim, a retoma das atividades, para se concluir a parte que ainda falta. Nota-se que o Estágio Pedagógico do curso em causa decorre sobretudo em contexto da sala de aula, portanto, nas Escolas do Ensino Secundário que de momento estão inativas.  

A carga horária definida para este estágio, refere-se às práticas de ensino que o estagiário deve desenvolver nas escolas de acolhimento, devendo, na medida do possível, cobrir o programa da disciplina de Educação Física ao longo do ano letivo, sob pena de ser posta em causa o desenvolvimento de competências que são fundamentais para o futuro professor.

A referência ao Ministério da Educação (ME) terá sido um equívoco dos estudantes e/ou ruído na comunicação com a jornalista, pois o ME não intervém na gestão dos cursos da Uni-CV. A Universidade de Cabo Verde é autónoma neste domínio. Desta forma, a decisão de adiamento dos estágios foi da Uni-CV, considerando a suspensão do ano letivo nos subsistemas de ensino não superior, por causa da situação de contingência provocada pela pandemia do Covid-19. Com a suspensão das aulas no ensino básico e secundário, torna-se inviável a realização da prática pedagógica nas escolas, conforme é previsto nos planos de estudos para formação inicial de professores. 

Considerando que o adiamento dos estágios para os finalistas da Uni-CV no presente ano letivo, resulta do estado de contingência que se vive no país, por causa da pandemia, os estudantes ficarão livres de quaisquer encargos perante a universidade.

faed_unicv.png

Pin It