Uma das primeiras preocupações das autoridades educativas após a independência foi a capacitação de professores para o ensino secundário, considerando que nesse domínio se dependia da cooperação estrangeira e do recrutamento local de docentes sem qualificação adequada. Assim, o projeto do "Novo Sistema de Ensino” foi criado para exprimir “a necessidade de uma transformação profunda do sistema de educação deixado pelo regime colonial”. Este projeto previa recomendações neste sentido, em particular para melhorar o ensino secundário e definir o funcionamento da nova escola de formação de professores.

Com este mesmo objetivo de reforçar o ensino secundário, foi instituído na Praia o Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário, sob a tutela do Ministro da Educação e Cultura, pelo Decreto n.º 70, de 28 de julho de 1979.

Para mais informações sobre a Escola de Formação de Professores, consulte as páginas 20, 37, 40 e 43 do livro de Bartolomeu Varela, “A evolução do ensino superior público em Cabo Verde: da criação do Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário à instalação da Universidade Pública” (Edições Universidade de Cabo Verde & Bartolomeu Lopes Varela, 2013), acessível online através do link.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account