Considerando a posição geográfica de Cabo Verde no Atlântico e o desenvolvimento das atividades económicas e comerciais que lhe estão associadas (marinha mercante, pesca, iatismo turístico, etc.), existe no país uma necessidade cada vez maior de pessoal formado na área náutica. Foi neste sentido que o Decreto-Lei n.º 57/82, de 19 de junho criou o Centro de Formação Náutica (CFN), para substituir a Escola de Cabotagem. Esta iniciativa tornou-se possível graças ao financiamento do Governo de Noruega e o apoio da Organização Marítima Internacional (IMO).

Após alguns anos de funcionamento, o CFN já contava com um maior número de técnicos nacionais, e ainda seis técnicos internacionais. Através do Projeto CV/NOR/79/01 (denominação das primeiras ações implementadas no âmbito do Centro), o CFN proporcionava cursos de pós-graduação, de longa e curta duração, no país e no exterior, com uma liderança inteiramente assumida pelo Diretor da instituição.
O Centro tinha por missão “a formação de pessoal para a Marinha Mercante Nacional”, mas não só. De facto, durante a sua existência, o CFN contribuiu imenso para o desenvolvimento do setor marítimo em Cabo Verde.

Para mais informações sobre o Centro de Formação Náutica de Mindelo, consulte as páginas 79-84 do livro de Bartolomeu Varela, “A evolução do ensino superior público em Cabo Verde: da criação do Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário à instalação da Universidade Pública” (Edições Universidade de Cabo Verde & Bartolomeu Lopes Varela, 2013), acessível online através do link

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account