_estudantes_medicina.jpg

Os estudantes do curso de mestrado integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde estão a promover mensagens sobre as boas práticas de prevenção na luta contra o novo coronavírus, através de uma página criada no Facebook denominada “Djuntu pa bu saúde”.

A iniciativa surgiu dos estudantes do 1º ao 5º ano do MIM com o objetivo de ajudar as autoridades nacionais a combater a “desinfodemia” (desinformação). O termo foi cunhado pela UNESCO, e é definido como "desinformação básica sobre a doença de Covid-19". A Organização das Nações Unidas considera as fake news sobre o novo coronavírus “mais mortais do que qualquer outra desinformação”.

O estudante do 4º ano do MIM, Edmilson Vaz, informou que a iniciativa surgiu graças à participação e ao engajamento de todos os estudantes de Medicina da Uni-CV. “Tivemos muito engajamento de colegas com vista à criação de um espaço na rede social para ajudar as autoridades nacionais a divulgar mensagens de prevenção contra COVID-19”. Como forma de a mensagem chegar a uma boa parte da população e de fácil entendimento, o grupo optou por escrever todas as mensagens em língua materna, através de vídeos e cartazes informativos.

Na página do Facebook “Djuntu pa bu saúde”, encontram-se vídeos sobre o uso correto das máscaras, o distanciamento social e a lavagem de mãos, assim como o relatório diário de novos casos da Covid-19. A página também estimula as pessoas a acessar as informações credíveis no site oficial da Covid-19 de Cabo Verde.

A nível global, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 280 mil mortos e infetou mais de quatro milhões de pessoas, conforme os dados da Organização Mundial da Saúde e do Centro de Recursos da Universidade Americana Johns Hopkins, que monitora a evolução do vírus em todo o mundo todo. Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença transmitida por um novo coronavírus foi detetada no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade da região central da China.

Medicina_unicv.jpg

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account